Pesquisa caminha para criação de medicamento que poderá substituir os exercícios físicos


Pesquisa caminha para criação de medicamento que poderá substituir os exercícios físicosPesquisa caminha para criação de medicamento que poderá substituir os exercícios físicosSão Paulo, 19 de julho de 2013

Um estudo publicado recentemente investiga a chance de, no futuro, conseguirmos tomar pílulas que substituam o exercício físico em seus benefícios à saúde.

Esta semana, a revista “Nature Medicine” publicou um trabalho do Instituto de Pesquisa Scripps, na Flórida, que informa sobre uma substância que aumentou a ativação de uma proteína chamada REV-ERB em ratos obesos. A proteína é conhecida por controlar parcialmente o relógio biológico dos animais. Os roedores que tiveram o composto injetado perderam peso, mesmo com uma dieta rica em gordura, além de melhorar seus níveis de colesterol.


Inesperadamente, os ratinhos tratados também começaram a utilizar mais oxigênio ao longo do dia e gastaram 5% mais energia que ratos que não receberam a substância, apesar de não exercitarem-se mais que os demais ratos. Na maioria dos casos, os ratos testados eram fisicamente mais preguiçosos e inativos do que tinham sido antes das injeções. O medicamento, ao que parecia, dava o efeito de um treino, porém sem o esforço.


O medicamento certamente parece agir como uma imitação de exercício, disse os pesquisadores do departamento de ciência farmacológica e fisiológica na Escola St. Louis University of Medicine, ao “New York Times”


Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: Jornal O Globo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.