Anvisa suspende produtos irregulares e anuncia recolhimentos voluntários

São Paulo, 16 de julho de 2013.

A Anvisa suspendeu, nesta terça-feira (16/7) três produtos por apresentarem irregularidades, e anunciou o recolhimento voluntário de três medicamentos com desvio de qualidade.

Estão suspensos todos os lotes do produto Antisséptico Bucal Tutti Frushi Fresh, fabricado pela empresa Skill-Brothers Indústria e Comércio (RE nº 2.516/2013). O produto não revalidou o registro junto à Anvisa.  Também estão proibidos de serem comercializados todos os produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela empresa Satiko Nakaiama Altran (RE nº 2.521/13). Os produtos não possuem registro e a empresa não tem autorização para funcionar.

A Agência suspendeu a distribuição, comércio e uso do lote 1108/001 do Detergente de Uso Geral da marca Cheff Economic, fabricado em 19/08/2011 e com validade em 19/08/2013, da empresa Empresa Unijohn Sistemas de Limpeza (RE 2517/2013). O lote apresentou desvio de qualidade (presença de Pseudomonas aeruginosa).

Recolhimento voluntário

A Anvisa publicou ainda o recolhimento voluntário de três medicamentos. O Laboratório Teuto Brasileiro está recolhendo o lote 0871467 do medicamento Omeprazol 20mg genérico com 28 unidades, fabricado em novembro de 2012 e com validade em novembro de 2014 (RE nº 2.519/2013). A empresa detectou que houve uma troca da embalagem com o produto Omeprazol 20 mg genérico 7 cápsulas.  O lote citado está suspenso e as unidades disponíveis devem ser recolhidas do mercado.

O laboratório Pfizer está recolhendo o lote 12509401 do medicamento Unasyn injetável 1000mg+2000mg (Sulbactam sódica+Ampilina sódica), fabricado em outubro de 2012 e com validade em outubro de 2014 (RE nº 2.520/2013). A medida se deve em virtude de desvio de qualidade referente a troca de cartuchos de diferentes concentrações do produto.

Já o lote 1204908 do colírio Ster 10mg/ml (Acetato de Prednisolona), fabricado pela União Química Farmacêutica (RE 2.518/2013) apresentou problemas na embalagem (redução do volume e vazamento do colírio). As unidades do produto que estiverem no mercado não podem ser comercializadas e devem ser recolhidas pela empresa.

Clique aqui para ver na íntegra todas as publicações no Diário Oficial da União desta terça-feira (16/7).

(fonte: portal Anvisa)