Mais de 3,5 mil pessoas atendidas pela ação de saúde do CRF-SP em três cidades

 

São Paulo, 1º de julho de 2013.


No último sábado (29/06) a ação de saúde “Farmacêutico na Praça” atendeu a população de três cidades. Na zona leste da Capital, a campanha alcançou a marca 2,2 mil atendimentos em evento comemorativo aos 103 anos do bairro de Sapopemba. A seccional de Avaré organizou a ação no assentamento de trabalhadores sem terra Zumbi dos Palmares, localizado na zona rural e distante 22 km da cidade de Iaras, realizando 715 atendimentos. Já em Ribeirão Preto, o Farmacêutico na Praça atendeu 540 pessoas que passaram pelo Hipermercado Extra, da  avenida Presidente Vargas.

Ação foi realizada durante evento de comemoração dos 103 anos do bairro de SampopembaAção foi realizada durante evento de comemoração dos 103 anos do bairro de Sampopemba Esq p/ dir. Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dra. Alessandra Brognara, diretora regional, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPEsq p/ dir. Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dra. Alessandra Brognara, diretora regional, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP

Na zona leste, o evento foi realizado das 9h às 16h e foi prestigiado pelo presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, pela vice-presidente, dra. Raquel Rizzi, e pelo diretor tesoureiro, dr. Marcos Machado. O diretor regional da seccional de Santo André, dr. Franklin Gomes Pio, também marcou presença e a tenda montada em meio às comemorações do aniversário do bairro recebeu a visita da subprefeita da Vila Prudente, Patrícia Saron.

No local foi montada uma tenda dedicada especialmente ao atendimento do público infantil, com a interação de palhaços farmacêuticos oferecendo orientações às crianças e seus pais, com brincadeiras lúdicas e divertidas sobre os perigos de consumir medicamentos por conta própria.

Esq p/ dir: dr. Marcos Machado, dra. Alessandra Brognara, dr. Franklin Gomes Pio, dra. Sabrina Lima e dr. Jeferson Reis.Esq p/ dir: dr. Marcos Machado, dra. Alessandra Brognara, dr. Franklin Gomes Pio, dra. Sabrina Lima e dr. Jeferson Reis. No local foi montada uma tenda dedicada especialmente ao atendimento do público infantilNo local foi montada uma tenda dedicada especialmente ao atendimento do público infantil

Segundo a diretora regional da seccional, dra. Alessandra Brognara, o sucesso da ação se deve à dedicação de todos os farmacêuticos da zona leste, “em especial à coordenadora do Farmacêutico na Praça, dra. Maristela Rosa de Carvalho, que, com seu trabalho devotado conseguiu patrocinadores e foi uma grande incentivadora da ação”, disse. 

Na cidade de Ribeirão Preto, os atendimentos oferecidos de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e orientação para o uso racional de medicamentos aconteceram no período das 9h às 14h. Já em Iaras, os farmacêuticos voluntários ofereceram os mesmos serviços às famílias do assentamento, das 8h às 12h.

O vice-diretor regional da seccional Avaré, dr. Edson Yukiharu Kawakita, um dos idealizadores da ação direcionada aos trabalhadores rurais disse que durante aos atendimentos foi possível identificar um grande números de pessoas portadoras de hipertensão arterial e diabetes, inclusive crianças, sem o devido tratamento. “Percebemos que o nível e informação sobre cuidados com a saúde era muito baixo e, graças aos testes realizados, pudemos encaminhar esses casos para acompanhamento médico no posto de saúde do próprio assentamento”, afirmou

A seccional de Avaré organizou a ação no assentamento de trabalhadores sem terra Zumbi dos Palmares, em IarasA seccional de Avaré organizou a ação no assentamento de trabalhadores sem terra Zumbi dos Palmares, em Iaras Em Ribeirão Preto, o Farmacêutico na Praça foi realizado no Hipermercado Extra, da  avenida Presidente VargasEm Ribeirão Preto, o Farmacêutico na Praça foi realizado no Hipermercado Extra, da avenida Presidente Vargas

 

O “Farmacêutico na Praça” é uma das principais ações realizadas pelo CRF-SP e procura despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle. 

As pessoas atendidas também receberam orientação farmacêutica sobre a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência, além de folderes orientativos alertando sobre os perigos da automedicação, forma correta de conservação de medicamentos entre outras informações de saúde.

A população também foi informada sobre todos os serviços de saúde prestados por farmacêuticos em farmácias e drogarias, que são autorizados pela RDC 44/09 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como  medição de temperatura corporal, inaloterapia, perfuração de glóbulo auricular (colocação de brincos), a aplicação de medicamentos injetáveis, além de aferição de pressão arterial e da glicemia capilar.

Esta edição do Farmacêutico na Praça da Zona Leste só foi possível ser realizada graças à parceria com a Masao Drogarias.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.