Diabetes mata uma pessoa por hora em São Paulo.  Farmacêutico pode auxiliar no controle da doença


Diabetes mata uma pessoa por hora em São Paulo. Farmacêutico pode auxiliar no controle da doençaDiabetes mata uma pessoa por hora em São Paulo. Farmacêutico pode auxiliar no controle da doençaSão Paulo, 27 de junho de 2013

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, uma pessoa morre a cada hora no Estado de São Paulo vítima de complicações do diabetes, em média. Foram 9.562 óbitos pela doença registrados em 2012, 5% a menos que no ano anterior.

Também no ano passado houve 21.981 internações por diabetes em hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) de São Paulo.

A diabetes é causada pela falta ou falha de produção da quantidade suficiente de insulina que o corpo precisa pelo pâncreas. Isso causa um aumento dos níveis de açúcar ou de glicose no sangue.

Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa. Por isso é importante que se fique atento quanto aos principais sintomas: cansaço, perda de líquido, aumento de fome e sede e má circulação do sangue.

A prevenção e o controle da diabetes são fundamentais para evitar suas complicações. Idade, histórico familiar, estresse, alimentação inadequada e sedentarismo também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Quando não controlada, a diabetes pode desencadear diversas complicações, como perda da visão a até mesmo alterações vasculares que podem levar à amputação, principalmente dos membros inferiores. Além disso, pessoas diabéticas são mais propensas a sofrerem ataques cardíacos e derrames.


Papel do farmacêutico

Desde que a prestação de serviços farmacêuticos, inclusive a medição de glicemia, foi regulamentada em 2009 pela RDC 44, os pacientes têm a possibilidade de fazer o monitoramento constante em farmácias e drogarias. 

O CRF-SP procura divulgar o trabalho do farmacêutico à população, por meio da ação “Farmacêutico na Praça”, realizada periodicamente na capital, Grande São Paulo e no interior com participação intensa de profissionais voluntários, que realizam testes de glicemia e orientação sobre diabetes, entre outros serviços farmacêuticos.

 

Clique para acessar o Fascículo VII - Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes

Clique para acessar o folder da Campanha de Educação em Saúde, que está disponível neste portal para download

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.