Anfarmag homenageia personalidades que contribuem para o setor magistral

ANFARMAG HOMENAGEIA PERSONALIDADES QUE CONTRIBUEM PARA O SETOR MAGISTRALANFARMAG HOMENAGEIA PERSONALIDADES QUE CONTRIBUEM PARA O SETOR MAGISTRALA Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) entregou o troféu que simboliza o Prêmio Paulo Queiroz Marques a seis personalidades do setor. Em sua segunda edição, o evento foi realizado em Brasília (DF) no mês de maio. Cerca de 200 pessoas, entre parlamentares, autoridades, farmacêuticos, associações e sindicatos da classe, além de presidentes e diretores das Regionais e Sucursais da Anfarmag, participaram da cerimônia de premiação. O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, representou a entidade no evento.

A iniciativa destacou personalidades engajadas em ambientes públicos e privadas, que contribuem com o aprimoramento do trabalho magistral e a sua validação junto à sociedade. A colaboração para mais qualidade dos serviços prestados e eficácia dos medicamentos e produtos disponibilizados, marcando o novo cenário junto à tendência personalizada em medicamentos e cosméticos, também foram ações consideradas.

O Prêmio Paulo Queiroz Marques, do regulatório ao científico, conta com três critérios para a premiação: Ações políticas e institucionais, Estudos técnicos e/ou científicos e Vida profissional dedicada ao setor.

Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dr. Ademir Valério da Silva (presidente da Anfarmag) e dr. Vanderlei Machado (presidente do CRF-MG)Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dr. Ademir Valério da Silva (presidente da Anfarmag) e dr. Vanderlei Machado (presidente do CRF-MG)

Segundo o presidente da entidade, idealizador da condecoração, dr. Ademir Valério da Silva, a proposta é somar ações relacionadas à melhoria da saúde no País, além do aprimoramento dos serviços que envolvem e unem a cadeia magistral, em benefício do cidadão.

Dessa forma, os senadores Paulo Bauer (PSDB-SC) e Sérgio Souza (PMDB-PR) foram premiados por suas Ações políticas e institucionais. O primeiro é autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 115), que trata da retirada dos impostos dos medicamentos de uso humano. Se aprovada no Congresso, a carga tributária desses produtos deve diminuir mais de 30%. O segundo está na comissão que discute a Medida Provisória (MP 601), que trata da desoneração da folha de pagamento no varejo. Ele reconhece a importância da inserção da farmácia magistral nessa Medida.

Também na categoria Ações políticas e institucionais, foram premiados o secretário da Saúde do Estado do Paraná Michele Caputo Neto, por sua atuação e entendimento sobre as particularidades do medicamento manipulado no processo de criação da Bula Magistral no Paraná, e o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará Daniel Jackson Pinheiro Costa. Ele tem apoiado a divulgação da importância desse segmento para o bem coletivo.

A professora doutora da Faculdade de Farmácia da USP (Universidade de São Paulo) Vladi Olga Consiglieri foi homenageada na categoria Estudos técnicos e/ou científicos, por suas atividades no ambiente acadêmico, seu engajamento no setor farmacêutico e trabalho como integrante da Farmacopeia Brasileira.

A Vida profissional dedicada ao setor foi o item que reconheceu o farmacêutico magistral José Antonio de Oliveira Batistuzzo. Professor universitário, assessor técnico e membro da Farmacopeia Brasileira e autor de livros e palestrante de temas, que promovem a capacitação profissional do farmacêutico magistral.

O título do prêmio, criado em 2011, homenageia o farmacêutico magistral com mais idade no Brasil, a exercer a profissão, Paulo Queiroz Marques, atualmente com 92 anos, que também esteve presente no evento.

Cerimônia de Posse

Na ocasião também foi realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Anfarmag, que estará à frente da Associação durante o biênio 2013 – 2015.

O presidente reeleito Ademir Valério focou o seu discurso em um olhar para o futuro com foco na representatividade do medicamento e do produto magistral, apresentando o programa de gestão para o período. De acordo com ele, é também prioridade para a nova diretoria, além das iniciativas em continuidade, concretizar diretrizes que possam unir, ainda mais toda a cadeia magistral, fortalecendo o medicamento e produto manipulado em benefício da sociedade.

Sobre a Anfarmag

Fundada em 1986, a entidade sem fins lucrativos zela pela defesa do setor magistral voltado para a preparação de medicamentos e produtos para a saúde de forma personalizada que atenda às necessidades específicas de cada paciente. Atualmente, conta com 11 regionais e 14 sucursais espalhadas pelo País.

Uma das prioridades da Anfarmag é reforçar a relevância do exercício correto do proprietário e do farmacêutico responsável nas farmácias magistrais para garantir as boas práticas de manipulação, preservando o comprometimento ético e a responsabilidade do setor para a saúde da população. Mais informações www.anfarmag.org.br

(com informações da Anfarmag)