Adesivo microscópico pode substituir seringa na aplicação de vacinas

 

Adesivo microscópico pode substituir seringa na aplicação de vacinasAdesivo microscópico pode substituir seringa na aplicação de vacinasSão Paulo, 14 de junho de 2013

Uma nova tecnologia para a aplicação de vacinas foi apresentada ontem em Edimburgo, na Escócia, durante o Fórum TEDGlobal. A técnica, que descarta as seringas, consiste em um adesivo microscópico colado à pele, mais econômico e eficiente do que a forma usada hoje para ativar o sistema imunológico. 

A quantidade de vacina demandada pelo adesivo é 100 vezes menor do que a aplicada com a seringa. Com isso, seu preço pode ser reduzido em até dez vezes, facilitando seu acesso nos países em desenvolvimento. O novo produto também evita a possibilidade de contaminação causada por instrumentos sujos.

Milhares de pequenos fragmentos do adesivo entram em contato com células epidérmicas. A vacina penetra no organismo em sua forma seca e mais eficiente.

A resistência da nova tecnologia a uma temperatura de até 23 graus Celsius é mais um diferencial. As vacinas tradicionais, normalmente líquidas, precisam ser refrigeradas no transporte entre laboratório e clínicas.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, autores do estudo, o adesivo desenvolvido resolve problemas como o visto na África, onde metade das vacinas não pode ser administrada corretamente porque, em algum estágio, há problemas com sua refrigeração.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações do O Globo)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.