Em Angola, farmacêuticos do Brasil são eleitos para diretoria da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa  Em Angola, farmacêuticos do Brasil são eleitos para diretoria da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa

São Paulo, 4 de junho de 2013.

A Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa, AFPLP acaba de eleger a diretoria para o biênio 2013-2015. Entre os farmacêuticos estão dois brasileiros, dr. Valmir de Santi, vice-presidente do Conselho de Administração e dr. José Wilmore Silva Lopes Junior, presidente do Conselho Fiscal, ambos também integram a diretoria do Conselho Federal de Farmácia. Com sede em Lisboa, Portugal, a AFPLP foi criada em 1993 e é uma entidade de caráter profissional e científico, sem fins lucrativos, que visa, fundamentalmente, promover as ciências farmacêuticas e defender os interesses da profissão farmacêutica em todos os países de língua portuguesa. Além do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe são os países membros da Associação.

Anualmente, a AFPLP realiza alguns congressos para a aproximação entre a comunidade farmacêutica lusófona, para troca de experiências profissionais, culturais e científicas. Em 2013, o evento celebrou os 20 anos de trabalho e cooperação desta associação e realizou a 13ª Assembleia Geral da AFPLP, em que foi eleita a nova diretoria. As discussões incluíram também discussões sobre a cadeia do medicamento, regulamentação do setor farmacêutico, intervenção dos farmacêuticos nos Sistemas de Saúde e a formação pré e pós-graduada.

Conheça os brasileiros eleitos

Dr. Valmir de SantiDr. Valmir de SantiDr. Valmir de Santi

A saúde pública é o núcleo de formação do farmacêutico dr. Valmir de Santi, que é Conselheiro Federal representando o Estado do Paraná. No meio acadêmico, trabalha na Universidade Estadual de Ponta Grossa, como professor das disciplinas de Epidemiologia, Políticas de Saúde e Planejamento e Gestão da Assistência Farmacêutica e de Serviços no SUS, nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina. Também já atuou em Farmácia Comunitária e como Gestor do SUS no município de Ponta Grossa (PR). Tem livros publicados na área da propaganda de medicamentos e na assistência farmacêutica no SUS. Já foi Conselheiro Regional e Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná. No Conselho Federal de Farmácia já coordenou a Comissão de Fiscalização e a Comissão de Saúde Pública.

Dr. José Vilmore Silva Lopes JúniorDr. José Vilmore Silva Lopes Júnior

Dr. José Vilmore Silva Lopes Júnior

Piauiense de Teresina, integrou a primeira turma de formandos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Piauí, em 1996. Três anos depois, especializou-se em Saúde Pública No Município de Timon, foi o Coordenador de Assistência Farmacêutica e, em seguida, tornou-se auditor farmacêutico da Secretaria de Saúde do seu Estado, onde foi, também, Gerente de Assistência Farmacêutica. Elegeu-se Conselheiro Federal de Farmácia pelo Piauí e, no CFF, é, ainda, membro do Grupo de Trabalho para Farmácia Comunitária.

Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua PortuguesaAssociação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa

Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa - (Diretoria 2013-2015)

Conselho de Administração

Presidente: Lucílio Willians (Moçambique)