Farmacêutico na Praça de Santo André realiza 550 pessoas atendimentos, com testes de triagem para hepatite C e orientação farmacêutica


Ação em Santo André ofereceu exclusivamente testes para triagem de hepatite C e orientação farmacêuticaAção em Santo André ofereceu exclusivamente testes para triagem de hepatite C e orientação farmacêuticaSanto André, 25 de maio de 2013.

Quem passou este sábado pela Praça do Carmo, no Centro de Santo André, teve a oportunidade de participar de mais um Farmacêutico na Praça, que nesta edição teve como diferencial a realização gratuita de testes para triagem de hepatite C, uma doença viral considerada, pela gravidade, uma epidemia silenciosa, de lenta evolução e a mais perigosa das hepatites, sete vezes mais infecciosa que a epidemia da imunodeficiência humana (HIV/AIDS). Ao todo foram 550 atendimentos prestados por 13 farmacêuticos voluntários com o apoio de sete acadêmicos.

Organizada pela equipe de farmacêuticos colaboradores da Seccional de Santo André, a ação foi realizada em conjunto com a Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP e teve o apoio de voluntários da Seccional da Zona Leste. Das 9h às 15h, foram realizados os testes de triagem para hepatite C nos visitantes da tenda, além de orientações diversas à população.

 

Da esq. p/ dir.: David Dias (assessor do secretário de Saúde), dr. Eduardo Araújo (diretor da Div. de Assist. Farmacêutica), dr. Franklin Pio (diretor regional de Santo André), dr. Homero Nepomuceno (secretário de Saúde) e dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP)David Dias (ass.do secretário de Saúde), dr. Eduardo Araújo (diretor da Div. de Assist. Farmacêutica), dr. Franklin Pio (diretor regional de Sto André), dr. Homero Nepomuceno (secretário de Saúde) e dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) Dr. Franklin Pio, diretor regional de Santo André, e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SPDr. Franklin Pio, diretor regional de Santo André, e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP

 

A ação contou com as presenças do secretário de Saúde da Prefeitura de Santo André, dr. Homero Nepomuceno, do chefe da Divisão de Assistência Farmacêutico do município, dr. Eduardo Araújo, e do assessor do secretário, David Dias. O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, e o diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado, também acompanharam as atividades no local.

Uma das atendidas foi a artesã Ethel Stoeberl, 76 anos, que não sabia da existência de diferentes tipos de hepatite. “Meu filho teve a hepatite A e se curou, mas hoje eles me explicaram as diferenças. Aprendi que a do tipo C é crônica, e que muitas pessoas não sabem que têm o vírus”.

 

As voluntárias da Seccional da Zona Leste dra. Alessandra Brognara e dra. Maristela Carvalho, e o dr. Franklin Pio (ao centro) As voluntárias da Seccional da Zona Leste dra. Alessandra Brognara e da. Maristela Carvalho, e o dr. Franklin Pio (ao centro) Dra. Luciane Ribeiro (coordenadora da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas), ao lado de voluntários da açãoDra. Luciane Ribeiro (coordenadora da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas), ao lado de voluntários da ação

 

Dr. Franklin Pio, diretor regional da Seccional de Santo André, destacou o sucesso da ação. “Avançamos mais um passo no sentido de mostrar à população o quanto o farmacêutico pode ser um aliado no controle e tratamento de doenças crônicas. Todas as pessoas atendidas receberam orientações, e as que tiveram resultado positivo, foram encaminhadas ao serviço médico”. 

Os moradores de Santo André Ethel Stoeberl, Nivaldo Rocha e João Francisco da Silva: após realização do teste para triagem de hepatite C, orientações sobre a doençaOs moradores de Santo André Ethel Stoeberl, Nivaldo Rocha e João Francisco da Silva: após realização do teste para triagem de hepatite C, orientações sobre a doença

O Farmacêutico na Praça de Santo André contou também com o apoio da Guarda Civil Municipal andreense.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.