IESC/UFRJ coleta dados para pesquisa sobre “pílula do dia seguinte”

IESC/UFRJ coleta dados para pesquisa sobre “pílula do dia seguinte”IESC/UFRJ coleta dados para pesquisa sobre “pílula do dia seguinte”São Paulo, 15 de abril de 2013

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ) está coletando dados para uma pesquisa sobre contracepção de emergência, usualmente conhecida como “pílula do dia seguinte”. A pesquisa, que conta com o apoio da Faperj, CNPq e Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, foi aprovada na Plataforma Brasil/ Comitê de Ética IESC/UFRJ.

A pesquisa “Uma investigação socioantropológica no âmbito das farmácias: posição de farmacêuticos e balconistas sobre a contracepção de emergência” busca ouvir farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias sobre a contracepção de emergência. O intuito, segundo a coordenadora do projeto, prof.ª Elaine Reis Brandão, é “valorizar a opinião do profissional quanto ao tema, uma vez que os locais mais procurados pelos consumidores para adquirir esse tipo de medicamento são as farmácias e drogarias”, explica.

O formulário da pesquisa está disponível na plataforma FORMSUS/DATASUS. O farmacêutico poderá respondê-lo em poucos minutos e de forma anônima. Os dados serão acessados apenas pela equipe responsável pela pesquisa. O período de coleta de dados será nos meses de março e abril de 2013.

Ao fim da pesquisa, será elaborado um material educativo sobre o medicamento para profissionais que atuam em farmácias e drogarias, a fim de auxiliá-los sobre o tema. A pesquisa começou em todo o Rio de Janeiro, mas a intenção é expandi-la para outros estados, por isso, de acordo com os pesquisadores, é de suma importância que os farmacêuticos participem e respondam o formulário.

A equipe responsável pelo estudo pode ser contatada pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações do IESC/UFRJ).