Farmacêuticos orientaram e prestaram serviços em evento para idosos e profissionais de saúde. Movimentação foi intensa no estande do CRF-SP

Desde às 9h, farmacêuticos estão orientando e prestando serviços em evento para idosos e profissionais de saúde. Movimentação intensa no estande do CRF-SPIdosos realizaram exames gratuitos e tiraram dúvidas sobre uso de medicamentos

São Paulo, 25 de março de 2013.

Nos dias 22 e 23 de março, o CRF-SP esteve presente no evento Saúde e Comunidade: Saúde do Idoso, promovido pela Saúde Brasil no Club Homs, na capital.

Os farmacêuticos que participaram da ação atenderam em dois estandes montados especialmente para a prestação de serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capitar e orientação quanto ao uso correto de medicamentos. Entre os dois dias, foram 1.612 atendimentos, sendo 822 testes de glicemia e 790 aferições de pressão arterial.

A procura por orientação e serviços nos estandes foi muito intensa. Uma das pessoas atendidas foi a aposentada Vilma Marrano Romualdo, 80 anos, que afirmou ser hipertensa e estar com níveis altos de colesterol. “Não posso descuidar da saúde, e hoje aproveitei para esclarecer todas as dúvidas sobre medicamentos com os farmacêuticos do estande”.

Além dos exames gratuitos, os visitantes puderam participar de atividades de lazer e reabilitação e conhecer as ONGs da área da saúde. Já os profissionais de saúde que atuam no atendimento à saúde do idoso no país, incluindo os farmacêuticos, contaram com um auditório de capacitação em que foram abordados temas como os desafios para a promoção da saúde do idoso, orientações para cuidadores, polifarmácia, políticas públicas, e atualização de doenças crônicas mais incidentes acima dos 60 anos de idade.

Homenagem ao CRF-SP

Na abertura oficial do evento, o CRF-SP foi um dos homenageados pela organização com a entrega do prêmio Saúde Brasil pela importância das ações em favor da Farmácia Estabelecimento de Saúde, entregue à vice-presidente dra. Raquel Rizzi. “Os idosos são também foco de nossas ações, por se tratar de uma parcela da população que mais está predisposta a reações adversas em função da polifarmácia. Investir em políticas de saúde para esse público é fundamental para que eles envelheçam com a qualidade de vida merecida.”

A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, e Gilnei Rodrigues, diretor da Saúde BrasilA vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, e Gilnei Rodrigues, diretor da Saúde Brasil

Polifarmácia

No período da tarde, o CRF-SP participou da mesa de debates sobre Polifarmácia. A coordenadora da Comissão de Farmácia Clínica, dra. Solange Brícola, apresentou experiências práticas do farmacêutico clínico para evitar problemas de interação medicamentosa e do uso irracional de medicamento causados pela Polifarmácia.

Dra. Solange Brícola, coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SPDra. Solange Brícola, coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP

É essencial que o trabalho com o idoso seja realizado por uma equipe multiprofissional, focada, principalmente, no cuidado com a medicação desnecessária. A comunicação entre o farmacêutico e o paciente também tem de ser muito clara. Para isso, uma estratégia que adotamos com os idosos, e que tem dado resultado positivo, é o uso de adesivos com cores, desenhos e horários que indicam ao paciente como o medicamento deve ser administrado”, destacou.

Agradecimento

Os 1.612 atendimentos a idosos provenientes de todas as regiões da cidade realizados pelo CRF-SP neste evento só foram possíveis devido ao apoio  e empenho de empresas que doaram os materiais necessários e aos farmacêuticos que atuaram como voluntários nesta ação.

O CRF-SP agradece a ADJ- Brasil, BD, Lamedid/Solidor, Roche Diagnóstica Brasil Ltda - Diabetes Care, Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo– Coordenação de Assistência Farmacêutica,  pelo apoio logístico e aos  farmacêuticos   dra. Aline Corazza de Donato, dra. Catarina dos Santos Pereira Lima,  dra. Cláudia Araújo,  dra. Eliete Pinheiro,  dr. Jefferson Oliveira de Souza, dra. Gabriela Euzébio Barone,  dra. Graziela Spadão,  dra. Júlia Glória Locatelli Pires, dr. Júlio Pedroni, dra. Livia de Oliveira,  dra. Luana Oliveira da Silva, dr. Luiz Otávio Cabral Westin , dra. Melissa da Silva Ribeiro,  dr. Paulo Caleb,  dr. Rafael Cuzziol e  dra. Renata Aparecida Berghe Vital  pelo trabalho e pela disposição em auxiliar o órgão em mais um evento voltado a saúde da população.

Mônica Neri, Renata Gonçalez e Thais Noronha