Estudo feito com mais de 60 mil mulheres constatou que o uso regular do medicamento pode diminuir em até 30% as chances desse tipo de câncer de pele

 

Os resultados do estudo foram publicados no periódico Cancer, da Sociedade Americana de CâncerOs resultados do estudo foram publicados no periódico Cancer, da Sociedade Americana de Câncer

São Paulo, 13 de março de 2013.

O uso regular de aspirina (ao menos duas vezes por semana) pode diminuir em até 30% o risco de mulheres desenvolverem o tipo mais agressivo de câncer de pele, o melanoma, que é considerado grave por geralmente resultar em metástase. E, além disso, quanto mais tempo a mulher toma aspirina, menor é a sua chance de ter a doença. Essas são as conclusões de um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, o maior já feito sobre formas de prevenção do melanoma, segundo os seus autores. Esses resultados foram publicados na última segunda-feira (11 de março) no periódico Cancer, da Sociedade Americana de Câncer.

O tipo mais agressivo de câncer de pele é o melanoma, que tem origem nas células produtoras de pigmento, os melanócitos. Se for detectado no início, a possibilidade de cura é grande. Em países desenvolvidos, 73% dos que recebem diagnóstico de melanoma estarão vivos em cinco anos. Já nos países em desenvolvimento, apenas 55% das pessoas que recebem o mesmo diagnóstico sobreviverão. Daí a importância de um check-up de pele anual, realizado por um dermatologista.

O trabalho, coordenado por Jean Tang, professora assistente de dermatologia em Stanford, foi feito com base nos dados de quase 60.000 mulheres de 50 a 79 anos que haviam participado da Iniciativa de Saúde da Mulher, um estudo demográfico realizado com mulheres na pós-menopausa. Na pesquisa, as participantes forneceram, durante 12 anos em média, informações como alimentação, atividade física, histórico de exposição ao sol e de uso de medicamentos.

Os pesquisadores acompanharam as voluntárias ao longo de todo esse período, realizando consultas clínicas para se certificarem de que elas realmente estavam usando aspirina e para realizarem exames capazes de diagnosticar melanoma. Todas as mulheres que fizeram parte do estudo eram caucasianas. Segundo Tang, o objetivo de sua equipe era analisar pacientes com maiores chances de melanoma – e menos pigmento na pele é um fator de risco para a doença.

Efeito protetor — De acordo com o estudo, de maneira geral, mulheres que tomavam aspirina regularmente apresentaram um risco 21% menor de desenvolver melanoma do que aquelas que nunca faziam uso da droga. Esse efeito protetor aumentou conforme o tempo de uso do medicamento: em comparação com mulheres que não tomavam aspirina, aquelas que o fizeram durante um ano tiveram um risco 11% menor de ter melanoma; as que fizeram uso da droga entre um e quatro anos apresentaram um risco 22% menor; e as que tomaram aspirina por mais de cinco anos apresentaram um risco 30% menor.

Segundo Jean Tang, a aspirina pode prevenir o melanoma por meio de seus efeitos anti-inflamatórios. "A aspirina reduz a inflamação, e a inflamação é um dos fatores que levam ao desenvolvimento do melanoma", diz. A pesquisadora acredita que essas conclusões mostram que a aspirina pode também ter um papel importante na prevenção de outros tipos de câncer. "Há um grande entusiasmo em relação a esses achados, pois a aspirina já foi relacionada a efeitos positivos na saúde cardiovascular e no câncer colorretal em mulheres. Essa é mais uma peça no quebra-cabeça da prevenção", afirma Tang.

No entanto, embora os resultados sejam positivos, os autores afirmam que ainda não é possível receitar aspirina para prevenir o melanoma, já que eles ainda não chegaram à conclusão sobre qual é a quantidade adequada de aspirina que deve ser tomada, e durante quanto tempo, para que seu efeito protetor seja mais eficaz. "Há também desvantagens para o uso de aspirina, como efeitos adversos que podem incluir dores no estômago, úlcera e hemorragia", diz Tang.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(fonte: Portal da Revista Veja)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.