Encontro de Professores de Deontologia Farmacêutica reúne profissionais de todo o país na sede do CRF-SP, em São Paulo

 

 Dra. Patrícia de Carvalho Mastroiani, dra. Ana Paula de Almeida Queiroz, dr. Pedro Menegasso e dra. Danyelle Cristine MariniDra. Patrícia de Carvalho Mastroiani, dra. Ana Paula de Almeida Queiroz, dr. Pedro Menegasso e dra. Danyelle Cristine Marini

São Paulo, 9 de março de 2013

Com o intuito de propor uma discussão reflexiva sobre as práticas pedagógicas dos aspectos éticos, deontológicos e da legislação pertinentes à profissão farmacêutica, o CRF-SP promoveu neste sábado, em sua sede, o 4º Encontro Paulista de Professores de Deontologia Farmacêutica e o 1º Encontro Nacional de Professores de Deontologia Farmacêutica. O evento reuniu profissionais de todo o país e foi transmitido ao vivo pelo portal do CRF-SP.

Abriram o evento a dra. Ana Paula de Almeida Queiroz, coordenadora da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia, a dra. Danyelle Cristine Marini, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, a dra. Patrícia de Carvalho Mastroiani, que integra a Comissão Organizadora do Evento e o dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, que ressaltou a importância da discussão para a melhoria do atendimento farmacêutico. "Precisamos encontrar uma maneira de fazer o aluno se interessar por Deontologia na faculdade, porque é exatamente essa questão deontológica e ética que garante excelência no atendimento farmacêutico", afirmou o presidente. 

A palestra ‘A Integralidade e transversalidade dos conteúdos de ética, deontologia e legislação sanitária (saber fazer, saber fazer juntos e saber fazer com ética)’, ministrada pelo Prof. Geraldo Alécio de Oliveira abordou, entre outras questões, o desafio do professor em desenvolver uma formação humanista, crítica e reflexiva em seus alunos. "O momento nobre do ensino é quando o aluno, além de tomar uma decisão, é capaz de fazer uma reflexão sobre essa decisão. Para isso, o professor tem que propor estratégias que vão além das aulas expositivas e estimular que o aluno se autoconstrua como profissional ético”.

Durante a manhã, também foram apresentados os principais resultados dos Encontros Paulistas de Professores de Deontologia ocorridos até hoje e realizado um foro de debates para contemplar três questionamentos: Como atualizar o docente? É possível estabelecer a educação continuada aos farmacêuticos em legislação e ética profissional? Como desenvolver a ética nos alunos? Participaram do debate a Profª Amouni M. Mourad, o Prof. Paulo Lorandi e o Prof. Alexsandro Macedo Silva, que moderou as discussões. 

No período da tarde, os participantes reuniram-se em Grupos de Trabalho para realizar estudos de casos e exposição. Ao final, foram apresentadas as considerações finais e a leitura do documento elaborado durante o Encontro.

 

Dr. Geraldo Alécio, palestrante do EncontroDr. Geraldo Alécio, palestrante do Encontro

 

 

 

Dra. Amouni Mourad, dr. Paulo Lorandi e dr. Alexsandro Macedo SilvaDra. Amouni Mourad, dr. Paulo Lorandi e dr. Alexsandro Macedo Silva

 

 

Mônica Neri
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.