Votuporanga é vencedora do Prêmio Adelaide José Vaz de Assistência Farmacêutica, instituído pelo CRF-SP em parceria com o Cosems 

 

Dra. Renata Martins Ferreira, dr. Marcos Machado e dra. Fabiana de ParmaDra. Renata Martins Ferreira, dr. Marcos Machado e dra. Fabiana de Parma

São Paulo, 8 de março de 2013.

A participação do CRF-SP no encerramento do XXVII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), realizado na tarde de hoje (8 de março), em São Bernardo do Campo, foi marcada pela entrega do Prêmio Adelaide José Vaz de Assistência Farmacêutica à Prefeitura de Votuporanga, cuja experiência atende a todos os quesitos contidos no edital. A premiação é uma iniciativa inédita instituída pelo CRF-SP em parceria com o Cosems e apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de valorizar e incentivar a assistência farmacêutica na saúde pública nos municípios paulistas.

As representantes da cidade premiada, a secretária de Saúde de Votuporanga, dra Fabiana Arena de Parma, e a diretora da Divisão de Assistência Farmacêutica municipal, dra. Renata Cristina Martins Ferreira, receberam a placa e o certificado das mãos do diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado, do presidente do Cosems, dr Arthur Chiorio e do assessor do Conasems, dr Elton Chaves. Na entrega do prêmio, dr. Marcos destacou que a comissão avaliadora recebeu muitas experiências interessantes, mas que Votuporanga correspondeu com louvor aos requisitos do edital. dr. Marcos ainda convidou a todos os municípios a participarem da próxima edição do prêmio que ocorrerá no Congresso do Cosems de 2015, uma vez que o prêmio acontecerá a cada dois anos. 

“Nós, do CRF-SP, acreditamos que o que faz a diferença na saúde pública não é somente os investimentos em tecnologia, mas sim nas pessoas. Nesse sentido, é fundamental que o poder público permita o acesso da população à assistência farmacêutica e assegure esse direito essencial”, declarou o diretor-tesoureiro do CRF-SP. 

Da esq. p/ dir.: dr. Elton Chaves (assessor do Conasems). dr. Arthur Chiorio (presidente do Cosems), dra. Renata Ferreira (Votuporanga), dr. Marcos Machado (CRF-SP) e dra. Fabiana de Parma (Votuporanga)Da esq. p/ dir.: dr. Elton Chaves (assessor do Conasems). dr. Arthur Chiorio (presidente do Cosems), dra. Renata Ferreira (Votuporanga), dr. Marcos Machado (CRF-SP) e dra. Fabiana de Parma (Votuporanga)

A secretária de Saúde de Votuporanga, dra. Fabiana de Parma, fez questão de agradecer a oportunidade de divulgar o trabalho do município por meio da premiação feita pelo CRF-SP. “É uma oportunidade ímpar de ser condecorado por uma entidade séria e que fez uma avaliação tão criteriosa. Nosso trabalho de estruturação de assistência farmacêutica na atenção básica é histórico”, afirmou.

Com 14 Unidades Básicas de Saúdes (UBS), Votuporanga conta com assistência farmacêutica integral em cada uma delas, além de contar com farmacêutico nas equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Samu, Centro DST/Aids e ambulatório de especialidades.

O nome do prêmio foi escolhido em homenagem à dra. Adelaide José Vaz, ex-presidente do CRF-SP, falecida em 2011. A dra Adelaide foi uma grande batalhadora por uma assistência farmacêutica pública e de qualidade. No mês de agosto, o Conselho prestou outra homenagem à dra. Adelaide e deu o seu nome ao prédio onde se encontra instalada a sede da entidade.

 

Placa concedida à Prefeitura de Votuporanga em razão do Prêmio Adelaide José VazPlaca concedida à Prefeitura de Votuporanga em razão do Prêmio Adelaide José Vaz

Diretoria do Cosems

A cerimônia de encerramento do Cosems 2013 também marcou a recondução de seu atual presidente, Arthur Chiorio, também secretário municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, à presidência do próximo biênio. A próxima edição do Congresso será realizada em Ubatuba, em março do ano que vem. Os demais componentes da diretoria são:

1ª Vice-Presidente: José Fernando Casquel Monti - (Bauru)
2ª Vice-Presidente: Kelen Cristina Rampo Carandina – (Cordeirópolis)
1ª Secretário: Stênio José Correia Miranda (Ribeirão Preto)
2ª Secretário: Marcio Travaglini Carvalho Pereira – (Marilia)
1ª Tesoureiro: Luiz Fernando Nogueira Tofani – (Franco da Rocha)
2ª Tesoureiro: Jorge Yochinobu Chihara – (Adamantina)
Diretor de Comunicação: Cláudia da Costa Meirelles - (Salto)

Vogais:

1.Ana Emilia Gaspar – (Ubatuba)
2.Carmem Silva Guariente Paiva – (Pereira Barreto)
3.Carminio Antonio de Souza – (Campinas)
4.Edilson Abrantes Serathim – (São Carlos)
5.Iamara Luvizotto Colaiocovo – (Cerquilho)
6.José Everaldo Piedade Malheiros – (Campos do Jordão)
7.Luciana Aparecida Nazar Maluf – (Batatais)
8.Lumena Almeida Castro Furtado – (Mauá)
9.Mara Ghizellini Jacinto – (Cedral)
10.Marcos Estevão Calvo – (Santos)
11.Maria Dalva Amim dos Santos – (Itapecerica da Serra)
12.Paulo Villas Bôas de Carvalho – (Mogi das Cruzes)
13.Silvia Elisabeth Forti Storti – (Olimpia)
14.Simone Augusta Marques Monteaperto – (Carapicuiba)

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.