Anvisa suspende medicamento Diurisa, diurético usado para reduzir inchaços de origem circulatória, renal e hepáticaAnvisa suspende medicamento Diurisa, diurético usado para reduzir inchaços de origem circulatória, renal e hepáticaSão Paulo, 26 de fevereiro de 2013.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26/2), a suspensão da distribuição, comércio e uso do medicamento Diurisa. A empresa Eurofarma Laboratórios S.A. fabricou o medicamento com alteração de excipientes, da embalagem primária e da forma farmacêutica, sem a autorização da Anvisa.  A empresa deve recolher todos os lotes do medicamento disponíveis no mercado.

O Diurisa é um diurético composto pelas substâncias furosemida e cloridrato de amilorida e era usado para reduzir inchaços de origem circulatória, renal ou hepática.

A Agência também proibiu a importação, distribuição, comercialização e uso de qualquer produto fabricado pela empresa IND Diagnostics INC, localizada no Canadá. A empresa vinha comercializando produtos sem registro no seu país sede e apresentou falhas no seu sistema de gerenciamento e prática de distribuição de produtos médicos.

A mesma medida foi adotada em relação aos produtos fabricados pela empresa Laborkit Indústria e Comércio. Os produtos foram importados irregularmente. A empresa deve recolher o estoque existente no mercado, referente a todos os lotes e produtos já comercializados.

Na publicação, a Agência determinou ainda a suspensão de diversos produtos cosméticos e saneantes.

Clique aqui e veja as resoluções publicadas no Diário Oficial

(Com informações do portal Anvisa)