Debate sobre empregabilidade percorre Estado. Diretoria do CRF-SP e farmacêuticos discutem principais problemas enfrentados diariamente pela profissão

Mesa debatedora em Franca: dr. Gabriel Capparelli, dr. Wilson Rigoni, dr. Pedro Menegasso e dr. Rodinei Vieira VelosoMesa debatedora em Franca: dr. Gabriel Capparelli, dr. Wilson Rigoni, dr. Pedro Menegasso e dr. Rodinei Vieira Veloso

São Paulo, 5 de fevereiro de 2013

O ciclo de debates organizado pelo CRF-SP para discutir as principais necessidades das mais diferentes regiões do Estado continuam. Até agora, 14 cidades já receberam o XIII Encontro Paulista de Farmacêuticos, que tem como tema: Empregabilidade: construindo a sua própria história. São elas: São João da Boa Vista, Santo André, Guarulhos, Bragança Paulista, Jundiaí, Presidente Prudente, Adamantina, Araçatuba, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Marília e Araraquara.

De acordo com o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, o termo da empregabilidade está diretamente ligada ao fortalecimento das profissões. “Estamos sempre discutindo o conhecimento técnico, que é importante, mas só ele não garante uma carreira de sucesso. Essa complementação, abordando as questões comportamentais, é uma preocupação do Conselho para fortalecer os profissionais e a profissão”.

FrancaFranca

Em Franca, o Encontro contou com a presença do farmacêutico e vice-prefeito do município, dr. Fernando Luiz Baldochi, que apontou o quanto os debates promovidos pelo CRF-SP engrandecem as atividades do farmacêutico nas cidades. "Esse é o momento de discutir a empregabilidade dos farmacêuticos, já que nos últimos cinco anos a profissão sofreu diversas mudanças no mercado, como a perda do âmbito. Me coloco à disposição dos colegas de profissão e também do CRF-SP para trabalhar junto na defesa da profissão".

Ribeirão PretoRibeirão Preto

Novas áreas de atuação do farmacêutico também foram apresentadas nos debates, como em Ribeirão Preto, onde uma participante, dra. Ligia Cristina Canal,  aproveitou o tema da empregabilidade para falar de seu atual emprego, em uma gráfica do município. Lá, a dra. Canal atua na garantia da qualidade das etiquetas de medicamentos e cosméticos. "É uma nova função que eu só conheci após 25 anos de formada", conta.

Em Marília, o debate também envolveu os participantes que aprovaram o tema do XIII Encontro Paulista de Farmacêuticos. Para o dr. Luís Fernando Rossi Lhamas, gerente de uma drogaria em Lins, é imprescindível que o profissional seja orientado sobre como construir um plano de carreira, em qualquer área onde atua. "Essa discussão vem em boa hora. Não basta dominar a parte técnica, é preciso ser gestor da vida profissional".

MaríliaMarília

PAF - Durante os debates também está sendo apresentado em todo o Estado o PAF – Programa de Assistência ao Farmacêutico, uma novidade criada pelo CRF-SP que une em um site uma série de vagas de emprego e descontos exclusivos aos profissionais em hotéis, restaurantes, produtos eletrônicos e muito mais. Saiba mais em http://portal.crfsp.org.br/paf

Programação

Confira aqui a programação com as demais datas e locais do XIII Encontro Paulista de Farmacêuticos