Ministério da Saúde divulga levantamento que indica situação de risco de dengue nos municípios brasileiros

 

Ministério da Saúde divulga levantamento que indica situação de risco de dengue nos municípios brasileiros

São Paulo, 07 de dezembro de 2012.


Todos os anos, com a chegada do verão e das chuvas, aumentam os casos de dengue no país. Um levantamento elaborado pelo Ministério da Saúde indica que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a doença e 375 em situação de alerta.
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) traça um panorama para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Em 2012, o estudo foi realizado em 1.239 municípios, dos quais 787 apresentaram situação satisfatória. - 63% do total. 

No Estado de São Paulo, 361 municípios foram estudados e a cidade de Jundiaí foi a única que apresentou um índice de infestação considerado preocupante, pois, dos imóveis verificados, os pesquisadores encontraram lavras do mosquito causador da doença em 4,3 % deles. Em 30 municípios a situação foi classificada “em alerta” e em 330 “satisfatório”.

O estado com maior número de municípios em situação de risco é a Bahia: 21, o que corresponde a 27% das cidades nessa posição. Apenas uma capital está no grupo de risco, Porto Velho (RO). 

Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.

Clique aqui e veja a lista completa com o índice de infestação em cada município.

CRF-SP no combate à dengue

Desde 2007, o CRF-SP integra o Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue, constituído junto ao Gabinete da Secretaria de Saúde com atribuições de planejar, coordenar e acompanhar ações de mobilização social, de âmbito estadual.

Clique e acesse

Folder orientativo (voltado à população) – Frente

Folder orientativo (voltado à população) – Verso

Cartilha técnica  "Mobilização contra a dengue" (voltada ao farmacêutico)

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP
(Com informações do Portal da Saúde)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.