Estudo mostra que beber mais de três doses de bebida alcoólica  por dia aumenta risco de derrames



Estudo mostra que beber mais de três doses de bebida alcoólica por dia aumenta risco de derrames  Estudo mostra que beber mais de três doses de bebida alcoólica por dia aumenta risco de derrames São Paulo, 12 de setembro de 2012

Um estudo realizado na França e publicado nesta terça-feira (11) na revista Neurology mostra que pessoas que bebem mais de três doses de bebidas alcoólicas por dia correm o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais (AVC) com uma antecedência de quase 15 anos em comparação com as pessoas que não fazem uso constante de álcool.

Os pesquisadores entrevistaram 540 pessoas com idade média de 71 anos que haviam sofrido AVC com hemorragia intracerebral, seus cuidadores e familiares sobre os seus hábitos de consumo. Além disso, os participantes foram submetidos a exames cerebrais de tomografia computacional e seus prontuários médicos foram revisados.

O resultado apontou que 25% havia comportamento de consumo pesado de álcool. A definição de consumo pesado corresponde ao consumo de três ou mais doses de bebidas alcóolicas por dia, ou o equivalente a 47,3 mililitros diários de álcool puro.

O estudo revelou que os indivíduos que fizeram consumo pesado de álcool sofreram AVC com uma idade média de 60 anos, cerca de 14 anos antes da idade média de idade dos participantes que não faziam consumo pesado de álcool. Entre os indivíduos com menos de 60 anos que sofreram um AVC na parte profunda do cérebro, os bebedores pesados tinham maior probabilidade de morrer no período de dois anos de acompanhamento do estudo, em comparação com os que não faziam uso pesado do álcool.


Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Fapesp)



CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.