CRF-SP apoia mobilização de farmacêuticos no Centro de São Paulo em favor de melhores condições de trabalho e remuneração  Diretoria do CRF-SP participa da mobilização de valorização profissional

São Paulo, 12 de setembro de 2012

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sinfar) realizou na tarde de hoje (12 de setembro) uma mobilização na região central da capital em favor da valorização profissional e por melhores condições de trabalho e remuneração. O objetivo também foi o de sensibilizar a população quanto à importância do farmacêutico como prestador de um serviço essencial à saúde pública. A mobilização contou com apoio do CRF-SP.

A concentração dos manifestantes, entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, ocorreu em frente à sede do Sinfar, na rua Barão de Itapetininga, e se deslocou até a praça da Sé.

Munidos de apitos e buzinas, profissionais e estudantes ajudaram a chamar a atenção de quem passava e distribuíram panfletos informativos pelo Centro de São Paulo. O farmacêutico dr. Rogério Batista de Santana era um dos profissionais a prestigiarem a mobilização: “Acredito que nossa profissão seja desvalorizada porque muitos empregadores priorizaram somente o aspecto comercial da farmácia e da drogaria. É hora de mudar isso”.  Já o estudante Samir Prada Freitas destacou que é preciso reivindicar muito mais que a questão salarial: “O empregador precisa entender a necessidade de o farmacêutico dar continuidade a sua formação. Hoje, devido à carga horária excessiva, muitos são impedidos de fazer cursos e seminários na área, sendo que isso beneficiaria a todos”.

O alerta à sociedade sobre a importância do trabalho do farmacêutico foi destaque na participação do dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, durante a mobilização. Para o presidente do Conselho, a população não sabe o quanto um farmacêutico tem de estudar para assumir a responsabilidade em uma farmácia, e que a função dele é proteger a saúde das pessoas: “Jornadas de até 56 horas, além de outros problemas enfrentados por quem atua no setor, não condizem com o reconhecimento e a valorização que queremos para a categoria”.

Em seu discurso, o presidente do Sinfar, dr. Paulo José Teixeira, que também é conselheiro do CRF-SP, agradeceu o apoio do CRF-SP na mobilização e ressaltou a importância da participação de entidades que representam os farmacêuticos na defesa dos direitos e interesses da profissão. “A partir do momento em que se tem a união de todos, o empregador e a sociedade percebem a força do movimento com o objetivo comum de garantir melhorias para a profissão”, afirmou.

Participaram também da mobilização a secretária-geral do CRF-SP, dra Priscila Dejuste, o conselheiro federal por São Paulo, dr. Marcelo Polacow Bisson e o diretor regional da Seccional do CRF-SP de Sorocaba, dr. Rogério Gomes da Silveira.

Renata Gonçalez