Conselheiros e diretoria do CRF-SP reúnem-se com farmacêuticos de Araraquara para debater questões de interesse da profissão

Farmacêuticos de Araraquara e região participam intensamente da Reunião Plenária na SeccionalFarmacêuticos de Araraquara e região participam intensamente da Reunião Plenária na Seccional

Araraquara, 4 de setembro de 2012.

A Seccional de Araraquara recebeu na noite de ontem (3 de setembro) a primeira Reunião Plenária itinerante realizada pela atual gestão, com o objetivo de dar oportunidade aos profissionais da região de participarem ativamente das principais discussões que envolvem a profissão farmacêutica.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, conduziu os trabalhos e apresentou aos mais de 30 farmacêuticos presentes a dinâmica da Plenária, bem como as principais ações realizadas recentemente, entre as quais o Seminário Avaliação dos Impactos da Restrição na Venda de Antimicrobianos: dois anos de regulamentação, que aconteceu na capital e que foi transmitido ao vivo pelo portal www.crfsp.org.br.

Conselheiros e diretoria durante Reunião Plenária itineranteConselheiros e diretoria durante Reunião Plenária itinerante

Os profissionais que acompanharam a Reunião Plenária também conheceram mais detalhadamente a campanha publicitária realizada pelo Conselho em agosto passado, intitulada “Remédio não é biscoito”, com foco na conscientização da população sobre a necessidade de solicitar, sempre, a orientação ao farmacêutico quanto ao uso de medicamentos (clique aqui para mais informações).

Dr. Pedro Menegasso fala aos profissionais da regiãoDr. Pedro Menegasso fala aos profissionais da região
Dr. Pedro Menegasso fala aos profissionais da região

Dr. Pedro destacou que, à revelia da legislação (ele citou a RDC 41/12, que permite que medicamentos isentos de prescrição fiquem ao alcance dos usuários nas farmácias e drogarias), o CRF-SP pretende, com o auxílio da campanha publicitária e por meio de outras ações que vêm sendo praticadas, contribuir para que o farmacêutico seja reconhecido e valorizado pela sociedade como um profissional de saúde imprescindível.

A Plenária também foi marcada pela participação do gerente do Departamento Jurídico do CRF-SP, Roberto Tadao Magami Junior, que apresentou aos farmacêuticos de Araraquara os principais assuntos discutidos durante o Seminário: Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade no exercício da profissão, outro evento promovido este ano na capital.

Um dos enfoques foram os casos de omissão do exercício profissional. “É importante levar esse debate para as seccionais porque muitos colegas compartilham dos mesmos problemas, e o ideal é que essas dificuldades sejam encaminhadas e discutidas no CRF-SP”, afirmou dr.  Menegasso.

Participação intensa

A possibilidade de participar de uma Reunião Plenária e acompanhar as decisões tomadas pelos conselheiros do CRF-SP teve boa adesão por parte dos farmacêuticos de Araraquara, que lotaram o auditório da Seccional. “Acho fundamental participar das discussões sobre minha profissão, e a Plenária realizada aqui em Araraquara foi a oportunidade que até então nunca havia tido para estreitar o contato com a diretoria do Conselho”, declarou a dra. Beatriz Muniz, farmacêutica que atua na área magistral. Outro participante da Plenária, dr. Victor Batista Nunes, concorda e acrescenta: "Para nós que estamos distantes da capital, é essencial participar de todos os eventos promovidos na Seccional. É sempre bom estar entre farmacêuticos e trocar experiências".

Renata Gonçalez