Solenidade marca o 75º aniversário de entidade que congrega profissionais que contribuíram para as ciências farmacêuticas

Academia Nacional de FarmáciaAcademia Nacional de FarmáciaSão Paulo, 24 de agosto de 2012.

A Academia Nacional de Farmácia (ANF) realizou na noite de quinta-feira (23 de agosto) a solenidade em comemoração ao seu 75º aniversário, no Sheraton São Paulo (WTC), na capital. Um dos destaques do evento foi a entrega de medalhas a profissionais que contribuíram com a excelência do saber das ciências farmacêuticas, entre os quais o dr. Paulo Queiroz Marques (um dos farmacêuticos mais antigos do Brasil), dr. Roger Williams (acadêmico honorário da ANF e executivo da United States Pharmacopeia (USP) e dr. Walter Jorge João (presidente do Conselho Federal de Farmácia – CFF).

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, participou da mesa de abertura da solenidade. Ao final do evento, ele comentou a importância da Academia para a profissão farmacêutica e parabenizou a entidade pelo trabalho desenvolvido ao longo dessas décadas, segundo ele, um legado que serve de exemplo aos profissionais que se formam agora e que precisam se espelhar em personalidades que tanto contribuíram para a Farmácia. A dra. Priscila Dejuste, secretária geral do CRF-SP, também participou da solenidade.

Mesa de abertura da solenidade de aniversário de 75 anos da Academia Nacional de FarmáciaMesa de abertura da solenidade de aniversário de 75 anos da Academia Nacional de Farmácia

História - A Academia Nacional de Farmácia (ANF)  foi criada em 13 de agosto de 1937 e congrega em seu quadro associativo farmacêuticos, médicos, odontologistas e cientistas de várias áreas do conhecimento, muitos dos quais consagrados em livros, prêmios, nomes de institutos, em placas de ruas e outras distinções. Com relação ao ingresso na Academia, o profissional candidato deverá possuir, no mínimo, 15 anos de formado e jubilado nas profissões de Farmácia, Medicina e/ou Odontologia, apresentar memória ou trabalho inédito de lavra própria e ser brasileiro.

Farmacêuticos homenageados durante as comemorações aos 75 anos da AcademiaFarmacêuticos homenageados durante as comemorações aos 75 anos da Academia

Segundo o dr. Lauro Moretto, presidente da ANF, “a Academia Nacional de Farmácia foi criada após um longo período de lutas de ilustres farmacêuticos, acumulando alegrias e decepções, conquistas e fracassos, na consolidação do sonho de poder contribuir para com a sociedade brasileira no campo das ciências farmacêuticas. Estamos voltando às origens, na certeza de que o povo brasileiro encontrará nos membros da Academia Nacional de Farmácia motivo para se orgulharem do investimento que a sociedade fez nestes cientistas”.

Renata Gonçalez