2012_08_29_logo_farmoeste_pqn2012_08_29_logo_farmoeste_pqnCongresso Farmacêutico em Presidente Prudente discute a humanização e valorização dos profissionais de saúde


São Paulo, 29 de agosto de 2012.

A integração entre profissionais e alunos das áreas de Farmácia, Biomedicina, Estética e Cosmética é o principal objetivo do VI Congresso Farmacêutico de Presidente Prudente e Região (6º Farmoeste), realizado de 24 a 28/08 pela Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente.

Neste ano, a 6ª Farmaoeste teve como tema: “Cuidando do cuidador: humanização e valorização dos profissionais de saúde” e de acordo com o coordenador do curso de Farmácia dr. Luis do Nascimento Ortega há necessidade dessa transdisciplinaridade para que com a diversidade, seja possível trocar experiências, gerar mais conhecimento e proporcionar melhorias para todos.

Cuidando do cuidador

A preocupação com as situações de estresse a que são submetidos os profissionais da área da saúde também será foco do Congresso, ou seja, tendo em vista que esse profissional está constantemente exposto a situações de dor, doença e morte, percebeu-se a necessidade de promover ações para discutir o problema e assim proporcionar melhor acolhimento aos pacientes.

Os usuários serão melhores acolhidos, se o cuidado com os profissionais da saúde forem implantados em todas as instituições. Humanização corresponde à valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção da saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Inclui: O estímulo à participação, autonomia e responsabilidade desses sujeitos; Compromisso com a ambiência acolhedora, melhoria das condições de trabalho e de atendimento; Valorização dos profissionais da saúde; Fortalecimento do trabalho em equipes multiprofissionais, fomentando a transversalidade, a troca e a construção de saberes e a promoção da educação permanente; A valorização da dimensão subjetiva das pessoas e da sociedade; A valorização da vida.

Atualização profissional

A abertura oficial aconteceu na noite de sexta-feira, 24/08 e contou com a participação do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso na mesa. O presidente também participou da mesa redonda na terça-feira, 28/07, em que ministrou a palestra: Dispensação, mercado de trabalho e grandes redes”. Na segunda-feira, 27/07, dra. Raquel Rizzi proferiu a palestra: Tecnologias do futuro em laboratório de análises clínicas. Durante o evento também serão realizados: VI Congresso Farmacêutico de Presidente Prudente e Região, XVIII Jornada Farmacêutica I Jornada Acadêmica de Biomedicina, I Jornada Acadêmica de Estética e Cosmética, II Encontro de Alunos e Ex-alunos e Professores do Curso de Farmácia da Unoeste.

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.