Vereadores de São José dos Campos aprovam por unanimidade PL que institui a Semana de Assistência Farmacêutica no município

 

Vereadores de São José dos Campos aprovam por unanimidade PL que institui a Semana de Assistência Farmacêutica  Vereadores de São José dos Campos aprovam por unanimidade PL que institui a Semana de Assistência Farmacêutica São Paulo, 24 de agosto de 2012.

A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou na quinta-feira (23/08)  por unanimidade o Projeto de Lei nº531/2010, de autoria da vereadora Angela Guadagnin, que institui no calendário oficial município a Semana da Assistência Farmacêutica (SAF Municipal). O Projeto agora espera a sanção do prefeito Eduardo Cury, que terá o prazo máximo de 90 dias a partir da publicação no Diário Oficial do Município.

Com a aprovação, a SAF será realizada na segunda semana de abril de cada ano nas escolas municipais da cidade. O objetivo é levar para os estudantes temas relacionados à saúde e apresentar para a população o papel do farmacêutico nas ações de saúde pública.

A proposta segue os mesmos moldes do trabalho realizado pelo CRF-SP em todo o estado, desde 2000 que já orientou mais de 200 mil estudantes de escolas públicas e particulares.

Durante esta semana, dentre outras atividades, serão realizadas palestras, debates e discussões de temas relacionados à assistência farmacêutica, com o objetivo de proporcionar uma adequada informação aos estudantes e à comunidade escolar. Os farmacêuticos voluntários darão orientações sobre o correto uso dos medicamentos e os perigos da automedicação;  a diferença entre a dispensação e a simples comercialização de medicamentos;  o papel do estabelecimento farmacêutico como instituição sanitária e sua função na saúde pública;  prevenção à falsificação e à propaganda enganosa de medicamentos; saúde pública e qualidade de vida.

O CRF-SP teve ampla participação na aprovação do PL, já que os farmacêuticos da região, com o apoio do dr. André Luis dos Santos, diretor regional  de São José dos Campos e dr. Marco Aurélio Freire, coordenador da Comissão de Saúde Pública foram fundamentais para que os vereadores percebessem a importância da Semana de Assistência Farmacêutica. “É uma vitória para a categoria. É uma forma de garantir mais espaço para enfatizar o trabalho do farmacêutico na educação”, diz dr. André Luis.

 

Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.