SAF municipal passa por votação na Câmara hoje (23/08), às 18h. Farmacêuticos e população da região são convidados a comparecer para pedir aprovação

 

SAF municipal passa por votação na Câmara. Farmacêuticos e população da região são convidados a comparecer para pedir aprovaçãoSAF municipal passa por votação na Câmara. Farmacêuticos e população da região são convidados a comparecer para pedir aprovaçãoSão Paulo, 23 de agosto de 2012.

Hoje (23/08), a Câmara Municipal de São José dos Campos votará o Projeto de Lei nº 531/2010, de autoria da vereadora, dra. Angela Guadagnin, que institui a Semana da Assistência Farmacêutica (SAF Municipal) e tem por objetivo levar para os estudantes da cidade temas relacionados à saúde e apresentar para a população o papel do farmacêutico nas ações de saúde pública. A proposta segue os mesmos moldes do trabalho realizado pelo CRF-SP em todo o estado, desde 2000.

Esta é a oitava vez que o projeto entra em pauta e não poderá mais ser adiado. Por isso, o diretor regional do CRF-SP em São José dos Campos, dr. André Luis dos Santos considera importante que os farmacêuticos e a população da região se mobilizem , apóiem a iniciativa e compareçam à votação, que está prevista para as 18h. “Vamos conseguir a aprovação da lei pela pressão dos colegas. Por isso é importante o comparecimento”, conclamou o diretor regional.

Na avaliação do dr. André, a provável aprovação do projeto é mais uma oportunidade para que os temas relacionados à saúde sejam debatidos em sala de aula. Ele diz que, apesar de o CRF-SP já levar a SAF às escolas, não interfere na importância da aprovação da lei municipal. “A lei irá reforçar e facilitar o acesso às escola municipais. Fazer parte do calendário oficial fortalece o trabalho dos farmacêuticos”, esclareceu.

SAF no CRF-SP

A Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) foi instituída pela Lei Estadual 10.687, de 30/11/ 2000, para divulgar gratuitamente informações, por meio de palestras ministradas por farmacêuticos voluntários, a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o Estado. Desde 2001 integra o calendário de eventos do CRF-SP.

O objetivo do programa é conscientizar a população sobre o importante e essencial papel do farmacêutico como agente da saúde, bem como levar às escolas informações de relevância para a saúde pública.

A SAF desempenha o importante papel de atuar na formação do aluno, que por sua vez atua como agente multiplicador disseminando informações para a família, grupo de amigos, vizinhos e outras pessoas.

Uma das finalidades da SAF é mostrar à população que a Assistência Farmacêutica é um direito fundamental e que a conscientização começa desde cedo. Desta forma, a sociedade também é orientada quanto à atuação do farmacêutico, construindo uma imagem positiva desse profissional e trazendo informações de temas relevantes para a saúde pública. Este ano o tema da SAF é “Informação sem contraindicação”

Como participar

A SAF conta com a participação de farmacêuticos voluntários. Todos passam por treinamento de capacitação técnica junto ao CRF-SP antes de dar início às palestras.
Farmacêuticos de todo o Estado inscritos no CRF-SP e estudantes de Farmácia a partir do 4º ano de graduação podem se tornar voluntários do programa.
Informações pelo telefone (011) 3067-1483 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As escolas que desejam receber as palestras da SAF também podem entrar em contato neste número e email.


Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.