Simpósio de Farmácia Hospitalar em Bauru reforça importância da gestão do farmacêutico

Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP: "´precisamos avançar ainda mais"

Bauru, 15 de agosto de 2012

A gestão correta da farmácia hospitalar é fundamental para a minimização dos riscos à saúde dos pacientes decorrentes do uso incorreto de medicamentos, e a presença do farmacêutico é fundamental para se atingir esse objetivo. Esse foi um dos pontos abordados no Simpósio de Farmácia Hospitalar e Clínica, realizado no auditório do Hospital da Unimed em Bauru, na terça-feira, 14.

O Simpósio, que contou com apoio do CRF-SP, abordou temas relativos a atuação do farmacêutico em farmácia hospitalar, além de difundir conceitos importantes e atuais sobre o tema, principalmente relativos à segurança do paciente. O evento ocorre após a recente decisão da Justiça sobre a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em farmácias de hospitais com mais de 50 leitos. Antes, a Justiça entendia que tal obrigatoriedade existia apenas para hospitais com mais de 200 leitos.

Para o Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, que participou do Simpósio, a ação se soma aos inúmeros eventos realizados ou apoiados pelo CRF-SP que buscam contribuir para a valorização do farmacêutico por meio da capacitação. "Avançamos na questão da presença do farmacêutico na farmácia hospitalar, mas precisamos avançar ainda mais. Continuaremos insistindo até que todas as farmácias hospitalares contem com a assistência farmacêutica. Por outro lado,  é necessário que o farmacêutico faça sua parte e também se prepare para assumir esse posto com máxima competência, daí o apoio do CRF-SP ao Simpósio realizado aqui em Bauru".

Na abertura do evento, o dr. Fernando de Sá Fiol, especialista em farmacologia, abordou o tema Resistência Bacteriana aos Antimicrobianos. Na apresentação ele apontou dados mostrando como tem aumentado de forma consistente nos últimos anos os casos de resistência aos antimicrobianos. Segundo o dr. Fiol, a decisão da Anvisa em reter a receituário de antibióticos é uma medida importante e já tem apresentado resultados significativos, entre eles a queda de até 30% da dispensação de algumas classes desse tipo de medicamento. “Foi um avanço importante, mas é necessário também a realização de campanhas para sensibilizar o público e também os prescritores. Os antibióticos devem ser utilizados somente quando há de fato necessidade”, enfatizou. Segundo o especialista, quanto mais racional for o uso dos antibióticos, por mais tempo eles poderão ser utilizados. 

Após a palestra do Dr. Fiol, a  dra. Helaine Capucho, especialista em Farmácia Hospitalar, tratou da importância do farmacêutico para a segurança dos pacientes. Segundo ela, os principais problemas de utilização incorreta de medicamentos ocorrem por falta de atenção, falha na prescrição, desorganização do processo, similaridade de nomes e embalagens de fármacos. “Para minimizar o problema é necessário que toda farmácia hospitalar tenha um plano de gestão de risco. Esse plano se divide em três fases prioritárias: reconhecimento do problema, estudo sobre alternativas para resolução do problema e implantação de medidas para correção do problemas”, explicou. Para ela, a implantação de boas práticas de gestão de risco não apenas garante a segurança e a saúde dos pacientes, como também reduz despesas para os hospitais decorrentes do erro de uso de medicamentos.

 

Dr. Fernando Fiol, especialista em farmacologiaDr. Fernando Fiol, especialista em farmacologia

 

Na sequência, o dr. Adriano Falvo, conselheiro do CRF-SP, fez a palestra sobre valorização profissional. Ele destacou a importância da atitude, de chamar a responsabilidade pessoal nas ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Quem quer crescer precisa assumir a responsabilidade sobre sua vida. Tomar iniciativas e assumir responsabilidades. Esperar que os outros resolvam os problemas é receita para não sair do lugar”. Logo a seguir foi avez do dr. Marcelo Antunes, que abordou a evolução farmacológica na Oncologia, trazendo informações sobre novos tratamentos e fármacos que estão sendo utilizados no combate à doença.

 

2012_08_15_adrianofalvo_bauruDr. Adriano Falvo: "Valorização profissional depende de atitude pessoal"

 

O dr. Pedro Menegasso encerrou o evento, abordando o papel que o CRF-SP vem desenvolvendo na valorização do farmacêutico. O presidente do CRF-SP destacou os mais de 250 cursos anuais realizados pela entidade e a série de eventos que são realizados pelo CRF-SP com objetivos de atualizar os farmacêuticos. “Estamos trabalhando forte para disponibilizar, por todos os meios possíveis, conhecimento aos farmacêuticos, pois acreditamos que somente o profissional será valorizado pelos empregados e pela sociedade se ele fizer sua parte”.

 

Davi Machado

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.