Autorizada a venda de novo medicamento para o tratamento dos sintomas da endometriose

 

Autorizada a venda de novo medicamento para o tratamento dos sintomas da endometrioseAutorizada a venda de novo medicamento para o tratamento dos sintomas da endometrioseSão Paulo, 16 de agosto de 2012.

Após mais de 20 anos sem novidades no tratamento da endometriose , a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda no País do primeiro medicamento indicado especificamente para a dor provocada pela doença: o Alurene. 

O medicamento é de uso contínuo e pode ser administrado em longo prazo. Os testes clínicos indicaram poucos efeitos colaterais e em um número reduzido de pacientes, mas é contraindicado para mulheres com tumor de mama e depressão severa. Segundo o laboratório que produz o medicamento, o tratamento promove o alívio da dor significativamente nos dois primeiros meses de uso.

A endometriose ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, passa para a parte externa do órgão. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos seis milhões de mulheres sofrem com o mal no País.

Cólicas menstruais intensas e dor durante as relações sexuais e na região pélvica são os sintomas mais comuns. Em muitos casos, a mulher acredita que as dores são apenas consequência do ciclo menstrual e acaba não identificando a doença. A endometriose não tem cura, e a consequência pode ser a infertilidade.

 

Carlos Nascimento (com informações do R7)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.