Agente antibacteriano pode causar danos ao fígado de idosos

 

Agente antibacteriano pode causar danos ao fígado de idososAgente antibacteriano pode causar danos ao fígado de idosos

São Paulo, 15 de agosto de 2012.

Duas substâncias usadas no tratamento de infecções bacterianas podem aumentar o risco de lesões no fígado em idosos: a moxifloxacina e a levofloxacina. O estudo foi divulgado pela revista da Associação Médica Canadense na segunda-feira (13/08).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Ciências Avaliativas Clínicas, da Universidade de Toronto e da Universidade McMaster, no Canadá.

Os pesquisadores analisaram dados já disponíveis no país. Em nove anos, 144 pacientes com mais de 66 anos e sem histórico de lesões no fígado foram hospitalizados com algum problema nesse órgão menos de um mês depois de usar o medicamento. Desses, 88 (61,1%) faleceram.

De acordo com a pesquisa, para cada 100 mil pacientes que usaram o medicamento, seis apresentaram doenças no fígado após o tratamento.

Embora nossos resultados exijam confirmação em outros cenários, os achados sugerem que tanto a moxifloxacina quanto a levofloxacina sejam levadas em conta como um alerta para as agências reguladoras, no que diz respeito à lesão aguda do fígado”, concluíram os cientistas.

 

Mônica Neri (com informações do portal G1)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.