Parceria entre o Ministério da Saúde e a GlaxoSmithKline permitirá produção de vacina contra a catapora no Brasil

 

Parceria entre o Ministério da Saúde e a GlaxoSmithKline permitirá produção de vacina contra a catapora no Brasil. Foto: vadym-zaitsev-panthermediaParceria entre o Ministério da Saúde e a GlaxoSmithKline permitirá produção de vacina contra a catapora no Brasil. Foto: vadym-zaitsev-panthermediaSão Paulo, 6 de agosto de 2012.

A parceria entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica inglesa GlaxoSmithKline (GSK) será fundamental para a produção da vacina contra a catapora no país. O acordo vai permitir a inclusão da vacina tetraviral no Programa Nacional de Imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do próximo ano. Atualmente, o SUS já oferta a vacina tríplice viral - contra sarampo, caxumba e rubéola. A partir da produção nacional da vacina contra catapora, será possível incluí-la no calendário, por meio da combinação tetraviral.

A produção será no laboratório público de Biomanguinhos/Fiocruz, no Rio de Janeiro. Até então, esse medicamento era importado e apenas era ofertado em casos de surtos ou campanhas específicas.
Essa é a sétima parceria entre o governo e a GSK. Juntos, a inglesa e o laboratório nacional já produzem desde 1980 a vacina oral trivalente para a poliomielite; a Haemophilus influenzae tipo b (Hib), desde 1999; a tríplice viral (combinação de sarampo, caxumba e rubéola), desde 2003; a rotavírus, desde 2007, e a pneumocócica conjugada, que protege contra a pneumonia e meningite causada por pneumococo, desde 2010. Neste momento, os dois laboratórios trabalham em pesquisas no combate à dengue.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vacina tetraviral estará disponível a partir de agosto de 2012. A vacina contra catapora, aplicada separadamente, não estava até este ano no calendário básico de imunizações do SUS. Na rede privada, o custo unitário é de R$ 150 a dose. O custo a partir da produção nacional cai para R$ 28,20.

No caso da catapora, a inclusão da vacinação no programa nacional vai gerar uma economia ao sistema público de saúde. A expectativa é de redução de 80% nas hospitalizações, que atingem cerca de 11 mil pessoas por ano. Com a tetraviral, permitirá que uma só dose combata quatro doenças de uma só vez.

Varicela (catapora)

A varicela é uma infecção altamente transmissível, que pode ocorrer em surtos, atingindo sobretudo crianças e pode estar associada a complicações, como infecções de pele e doenças neurológicas. Entre 2000 e 2011, foram registradas 69.525 internações por catapora no país. Uma média de 11 mil internações por ano. Já o número de óbitos, no mesmo período, foi de 1.426. A média anual é de 160 óbitos, de acordo com dados do ministério.

 

Thais Noronha (com informações do Valor Econômico)

Assessoria de Comunicação CRF-SP 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.