Cresce para 26,6% a participação dos genéricos no mercado de medicamentos no Brasil

 

 

Genéricos batem recorde no mercado brasileiroSão Paulo, 1º de agosto de 2012.

A participação dos genéricos cresceu e atingiu a fatia de 26,6% do mercado de medicamentos, de acordo com o IMS Health, instituto que audita o comércio farmacêutico no Brasil e no mundo.  Só no primeiro semestre do ano, houve um crescimento de 21,7%% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (31/07) pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos).

O volume total do comércio de genéricos nos primeiros seis meses do ano foi de 321 milhões de unidades contra 264 milhões no mesmo período de 2011. De acordo com as projeções da ProGenéricos, a estima é que o segmento irá alcançar 30% de participação de mercado até o final de 2012. Isso porque as indústrias fabricantes realizaram vendas que somaram R$ 5,1 bilhões nos seis primeiros meses do ano contra R$ 3,8 bilhões em igual período do ano passado, um salto de 33,1%.

A indústria farmacêutica como um todo registrou crescimento de 11,4% em unidades no 1º semestre, segundo a PróGenéricos. Ao excluir a participação dos genéricos nas vendas totais do mercado farmacêutico local, o crescimento cai para 8,3%.

Segundo a associação, desde que surgiram no mercado, em 2001, os genéricos geraram economia de 28 bilhões aos consumidores brasileiros. Porém, os genéricos ainda não beneficiam amplamente as populações das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país, uma vez que as vendas do segmento nessas localidades é bem inferior à média nacional.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP
(Com informações do Portal G1)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.