São Paulo já registra mais mortes por gripe A em 2012 do que todo o país no ano passado

 

Levantamento entre janeiro e julho aponta 29 óbitos e 146 internações pela doença somente no Estado de São PauloLevantamento entre janeiro e julho aponta 29 óbitos e 146 internações pela doença somente no Estado de São PauloSão Paulo, 26 de julho de 2012.

Dados divulgados na última quarta-feira (25) pela Secretaria de Saúde mostram que as mortes pela gripe A (vírus H1N1) do Estado de São Paulo já é maior que os 27 óbitos registrados em todo o país no ano passado. O levantamento, de 1º de janeiro a 13 de julho de 2012, registra 29 óbitos e 146 internações pela doença somente no estado. No Brasil, esse número chega a 210 mortes.

Outro fato preocupante apontado pelos dados é que as mortes pela gripe suína e os casos graves da doença mais que dobraram no Estado de São Paulo entre 25 de junho e 13 de julho. Em um primeiro levantamento, em 25 de junho, a Secretaria divulgou que 14 pessoas tinham morrido e 66 haviam sido internadas por causa da doença em todo Estado até aquele momento. O número representa mais de 15 mortes e 80 novos casos da doença em um período de 18 dias.

O levantamento da Secretaria da Saúde não conta dezenas de casos e pelo menos duas mortes ocorridas após 13 de julho no interior de São Paulo - uma delas de um recém-nascido contaminado pela mãe, infectada. O último óbito registrado foi em São José do Rio Preto, na madrugada de segunda-feira, da dona de casa Sandra Regina da Silva, de 34 anos.

Os números ainda estão longe da pandemia de 2009, quando 578 pessoas morreram no estado após contrair a gripe. Por isso, a Secretaria de Saúde afirma que a situação está sob controle e que segue as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde para controle da doença.

O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira (26) que, em localidades de circulação comprovada do vírus da influenza A, os pacientes com síndrome gripal deverão ser tratados com o antiviral oseltamivir nas primeiras 48 horas do início da doença, sem aguardar resultados de exames laboratoriais ou sinais de agravamento da doença. A orientação é para todas as pessoas, até mesmo aquelas que estão fora dos grupos de risco.

 

CRF-SP – O CRF-SP lançou esta semana uma área exclusiva em seu portal para informações sobre a gripe A. O aumento significativo no número de mortes em 2012 foi fundamental para que o assunto passasse a ser discutido no CRF-SP. Nesse contexto, o farmacêutico torna-se um elo importante no setor de saúde para orientar os pacientes que o procuram nas farmácias e drogarias.

 

Clique aqui para acessar a área exclusiva para Gripe A

 

Cuide-se:

 

- Sempre que tossir ou espirrar, tape o nariz e a boca com um lenço de papel. A gripe é uma doença infecciosa aguda e a pessoa infectada a transmite por meio do ar por tosses ou espirros, com partículas contendo o vírus. O lenço evita que essas patículas contaminem outras pessoas.

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Isso evita que você toque com as mãos em objetos contaminados e se contamine através de alimentos ou simplesmente coçando o nariz.

- Se tiver com sintomas de gripe, mantenha uma distância de pelo menos um metro ao falar com as pessoas. Qualquer proximidade é motivo para que o vírus seja transmitido.

- Se tiver sintomas de gripe fique em casa, não vá trabalhar, nem à escola e evite locais com muitas pessoas. É importante proteger o próximo.

- Se não tiver com as mãos lavadas, evite mexer nos olhos, no nariz e na boca. E nunca beba no copo de outra pessoa. O vírus pode ser transmitido através de objetos, talheres, copos.

- Jogue no lixo todo os lenços de papel que utilizar para limpar suas secreções. O vírus contido no papel pode contaminar outras pessoas se ficar disperso no ambiente.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.