Portal do CRF-SP tem área exclusiva com informações oficiais sobre a gripe A


CRF-SP disponibiliza área especial para informações sobre a gripe ACRF-SP disponibiliza área especial para informações sobre a gripe ASão Paulo, 24 de julho de 2012.

A partir desta terça-feira, 24/07, o portal do CRF-SP passa a contar novamente com uma área exclusiva para informações sobre a Gripe A (vírus H1N1). O aumento significativo no número de mortes em 2012 foi fundamental para que o assunto passasse a ser discutido no Grupo Técnico de Doenças Negligenciadas e Estratégicas do CRF-SP, criado em março deste ano. Nesse contexto, o farmacêutico torna-se um elo importante no setor de saúde para orientar os pacientes que o procuram nas farmácias e drogarias. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram 159 óbitos até agora, ante 113 e 30, em 2010 e 2011. Mesmo assim, o número representa apenas 7,7% do total de mortes registradas em 2009, quando 2.060 pessoas morreram em todo o país em decorrência da gripe A. 

A região Sul do país apresentou o maior número de casos e mortes. Foram registrados até agora 1,9 mil casos da doença em apenas três Estados: 899 no Paraná, 685 em Santa Catarina e 316 no Rio Grande do Sul.

Estado de São Paulo 

As 11 mortes e os 53 casos de gripe A registrados neste ano em todo o Estado de São Paulo estão longe dos números da pandemia de 2009, quando 578 pessoas morreram após contrair a gripe, mas mesmo assim preocupa os especialistas.  

Das 11 mortes no Estado, sete estão na região norte (duas em São José do Rio Preto e duas, em Mirassol). A capital tem um óbito. Em 2011, foram 26 casos e quatro óbitos no Estado. 

Grupo Técnico de Doenças Negligenciadas e Estratégicas do CRF-SP 

Criado em março de 2012, o Grupo tem como principal objetivo proporcionar, aos farmacêuticos do Estado de São Paulo, informações técnicas que lhes permitam atuar junto à população para a prevenção e tratamento dessas doenças. Além de exercer um papel  importante na conquista de igualdade nos cuidados da saúde das comunidades menos favorecidas.

Entre as doenças negligenciadas definidas pela Organização Mundial de Saúde estão: Doença de Chagas, Cisticercose, Dengue e dengue hemorrágica, Leishmaniose, Lepra, Raiva, Esquistossomose, entre outras. 

Clique aqui para acessar a área exclusiva para Gripe A (localizada no canto direito da homepage)

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.