Estados Unidos poderão ter testes de HIV de farmácia


Estados Unidos poderão ter testes de HIV de farmácia  Estados Unidos poderão ter testes de HIV de farmácia São Paulo, 17 de maio de 2012

Especialistas do Comitê de Recomendações de Produtos Sanguíneos dos Estados Unidos votaram a favor da comercialização do Exame OraQuick In-Home, teste de HIV de farmácia. A FDA, agência americana responsável pela regulação de alimentos e medicamentos, poderá aprovar o teste ainda esse ano.

Os especialistas garantiram que o exame é seguro e eficiente e que seu potencial de prevenir o contágio é maior do que o risco de resultados falsos. Para eles, o teste ajudaria as pessoas que descobrirem ter o vírus a conseguir acesso a tratamentos médicos e serviços sociais.

Se aprovado, o exame deve ser comercializado por cerca de US$ 60. O OraQuick In-Home leva 20 minutos para ser feito e tem exatidão de 93% para resultados positivos e 99,8% para negativos, segundo o fabricante.

O comitê recomendou à OraSure, fabricante do exame, que a embalagem do produto contenha alertas visíveis sobre a possibilidade de resultados negativos falsos.
Também foi feita a recomendação de que a embalagem contenha um telefone gratuito de atendimento às pessoas cujo resultado for positivo.

Atualmente, os EUA têm cerca de 1,2 milhão de pessoas infectadas pelo vírus HIV e aproximadamente 50 mil novos casos são registrados todos os anos.


Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da BBC Brasil)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.