Vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, reuniu-se com farmacêuticos da Prefeitura de São Bernardo do Campo e conheceu as boas experiências do município

 

Farmacêuticos de São Bernardo do Campo encontram-se com a vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel RizziFarmacêuticos de São Bernardo do Campo encontram-se com a vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel RizziSão Paulo, 17 de maio de 2012.

Localizado na região do ABC, em São Paulo, o município de São Bernardo do Campo está sendo exemplo no que se refere à estruturação da saúde como um todo, especialmente na valorização do farmacêutico.  Na quarta-feira, 15/04, a dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP reuniu-se com a secretária adjunta de saúde Lumena Furtado, a coordenadora da Assistência Farmacêutica no município dra. Eliane Cortez e farmacêuticos que atuam em Unidades Básicas de Saúde, hospitais, Farmácia Popular e na própria prefeitura de São Bernardo, na sede do Departamento de Vigilância à Saúde.

 

A secretária adjunta de Saúde Lumena Furtado também participou do encontroA secretária adjunta de Saúde Lumena Furtado também participou do encontro

Durante o encontro foram destacadas as ações do município em relação à rede de atenção em saúde mental, álcool e drogas. Entre elas o trabalho multidisciplinar que envolve o farmacêutico, condições para a reinserção desses pacientes na sociedade e muito mais. Dra. Raquel Rizzi falou sobre a inserção do serviço farmacêutico na rede psicossocial. “O farmacêutico que atua nessa área deve se comprometer com a saúde da população e com a equipe. É fundamental entender a realidade do paciente, conhecer a família. Mais do que garantir a qualidade do medicamento, temos que assegurar a qualidade de vida”.

Ela também destacou que a necessidade de aliar a técnica do farmacêutico ao atendimento humanizado. “Quem procura o serviço de saúde não quer apenas receber um medicamento, que ser entendido, acolhido. Esse também é um dos papeis do farmacêutico para contribuir com a adesão ao tratamento”. 

Na sequência falou aos participantes sobre as atribuições do CRF-SP e enfatizou a principal delas que é garantir à população o direito a assistência farmacêutica, zelando pela saúde pública.

Fazendo a diferença

Também durante o encontro, alguns farmacêuticos mostraram exemplos de ações que estão fazendo a diferença na vida da população, especialmente as das regiões mais carentes de São Bernardo do Campo. Foi o caso da dra. Renata Berghe Vital, responsável técnica pela UBS Ferrazópolis, também visitada por dra. Raquel. Entre as iniciativas estavam as visitas domiciliares, as adaptações para que os idosos ou analfabetos utilizem os medicamentos no horário correto e muito mais. Em uma outra UBS, o farmacêutico apresentou a criação de um grupo de dependentes de benzodiazepínicos, que tem apesar de estar no começo já tem mostrado resultados positivos.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.