Laboratórios de medicamentos de referência terão que fornecer amostras para fabricação de genéricosLaboratórios de medicamentos de referência terão que fornecer amostras para fabricação de genéricosSão Paulo, 15 de maio de 2012

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta terça-feira, 15, resolução que obriga as empresas detentoras de medicamentos de referência (de marca) a fornecer exemplares dos produtos aos laboratórios interessados em fabricar genéricos ou similares.

Após colher opiniões em consulta pública durante dois meses, o documento aprovado pretende facilitar o acesso da indústria dos genéricos aos medicamentos originais que não estão a venda nas farmácias, como aqueles disponíveis apenas em hospitais.Há casos em que os laboratórios esperam até seis meses para conseguir os exemplares, atrasando o processo de fabricação e entrada de um novo produto no mercado.

O medicamento de referência é necessário nos testes usados para comprovar que a cópia é tão eficaz e segura quanto ao original. O fornecimento não será gratuito, a empresa interessada precisa pagar pelo original. Se houver dificuldade de acesso, a Anvisa pode obrigar a detentora do registro a vender a referência ao laboratório solicitante.

O documento passará ainda por análise do departamento jurídico da Anvisa para, depois, entrar em vigor.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Brasil)