Medicamentos para asma serão distribuídos gratuitamente nas farmácias populares


Medicamentos  para asma serão distribuídos gratuitamente nas farmácias popularesMedicamentos para asma serão distribuídos gratuitamente nas farmácias populares

São Paulo, 15 de maio de 2012

A partir de 4 de junho, o Ministério da Saúde distribuirá gratuitamente três medicamentos  para asma nas farmácias populares. São eles: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. A distribuição integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado na última semana pelo governo federal que objetiva tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade.

A asma está entre as principais causas de internação entre crianças dessa faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram de crianças de até 6 anos. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por conta da doença.

A gratuidade deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano. Atualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas que adquirem medicamentos para o tratamento de asma com até 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada.
Com a gratuidade, a estimativa é que este número possa quadruplicar. A venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas farmácias populares, chegando a 322% de aumento entre fevereiro de 2011 e abril de 2012.


Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Saúde)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.