Anvisa determina apreensão de anorexígeno Desobesi-M. Medicamento está proibido e com o registro cancelado

Anvisa determina apreensão do anorexígeno Desobesi-MAnvisa determina apreensão do anorexígeno Desobesi-MSão Paulo, 14 de maio de 2012.

Nesta segunda-feira, 14/05, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, publicou no Diário Oficial da União (DOU), uma resolução que determina a apreensão e a inutilização, em todo o país, de todos os lotes do medicamento Desobesi-M®, inibidor do apetite à base de femproporex, fabricado pela empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos Ltda.

A medida adotada pela Anvisa tem como base a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 52, de 2011, que proíbe a venda, a produção e a prescrição de medicamentos ou fórmulas medicamentosas que contenham anfepramona, femproporex e mazindol, princípios ativos classificados como anorexígenos do tipo anfetamínico.

Além da proibição dos inibidores de apetite, o registro do Desobesi-M® está cancelado pela Anvisa desde 11 de dezembro de 2011, depois que foram identificadas falsificações dos lotes L1100285 Fab. set/11 - Val. Set/13, L1100090 Val. Mar/14, L1100090 Fab. Mar/11 - Val. Mar/13, L1103972 Fab. Jun/11 - Val. Jun/13 e L1100090 Val. Mar/13.

De acordo com as informações contidas na bula, o Desobesi-M® era contraindicado aos pacientes com distúrbios cardiovasculares, incluindo a hipertensão, e aos pacientes com hipertireoidismo e glaucoma. O medicamento afeta o sistema nervoso central, podendo causar vertigem, tremor, irritabilidade, reflexos hiperativos, fraqueza, tensão, insônia, confusão, ansiedade e dores de cabeça.

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações do portal Anvisa)