Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) divulga relatório 2011

 

Relatório destaca o uso das mídias sociais para a venda de drogas na internetRelatório destaca o uso das mídias sociais para a venda de drogas na internet

São Paulo, 8 de março de 2012.

Lançado mundialmente em 28 de fevereiro de 2012, o relatório 2011 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) traz um balanço sobre os avanços e os retrocessos referentes à produção, ao tráfico e ao consumo de drogas ilícitas e ao abuso de medicamentos em todo o mundo.

Além de dados sobre o consumo de drogas, neste ano, em que se comemora 100 anos da realização da primeira convenção sobre o assunto, a Convenção do Ópio (1912), a Junta abordou como tema central no relatório a exclusão social como fator que pode levar comunidades marginalizadas a um círculo vicioso de abuso e tráfico de drogas, violência, crime organizado, corrupção, falta de emprego, saúde precária e baixa educação.

O relatório destacou também o uso das mídias sociais para a venda ilegal de drogas na Internet e alertou sobre o aumento do uso indevido de drogas comercializadas sob prescrição médica.


A Jife

A JIFE é um órgão independente de governos e das Nações Unidas que tem a responsabilidade de monitorar a obediência dos países em relação aos tratados internacionais de controle de drogas, assegurando que suprimentos adequados usados na fabricação de medicamentos estejam disponíveis para propósitos médicos e científicos. Confira abaixo o conteúdo completo do relatório:

Relatório 2011 (em inglês)

Relatório 2011 (em espanhol)

Referências ao Brasil 2011 (em português)

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP Com informações do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.