Ação na Av. Paulista, em São Paulo, termina com mais de 2.500 atendimentos. Sessenta farmacêuticos voluntários trabalharam o dia todo

 

Cerca de 200 pessoas foram atendidas em pouco mais de uma horaO movimento ficou intenso já nas primeiras horas de atendimento

São Paulo, 6 de março de 2012.

O início do atendimento à população, previsto para começar às 9 horas, foi antecipado em uma hora devido a grande procura pelos serviços e orientações sobre saúde oferecidos gratuitamente pelo CRF-SP no vão livre do Masp, localizado em uma das mais movimentadas avenidas de São Paulo.

O sucesso da iniciativa pôde ser comprovado pela grande procura da população, que até o meio-dia somou cerca de 900 atendimentos, entre serviços de saúde e orientações. E os números não paravam de crescer. Até às 16h foram mais de 1800 atendimentos. O dia encerrou-se com mais de 2.500 atendimentos em oito horas.

Além de orientar as pessoas sobre o uso correto de medicamentos, os farmacêuticos voluntários realizaram gratuitamente a aferição da pressão arterial, da glicemia capilar (nível de glicose no sangue), avaliaram o Índice de Massa Corpórea (IMC) e ofereceram mini-palestras sobre a diferença entre medicamentos Genéricos, Referência e Similares. Todos os sessenta farmacêuticos voluntários trabalharam durante todo o dia para atender a todos os cidadãos que buscaram pelos serviços para conferir seu estado geral de saúde. Para o motorista Almiranda Santos a ideia dessa iniciativa é ótima. "Sempre meço a pressão, mas não sabia que poderia fazer isso na farmácia".

Ao passar pela avenida Paulista, o consultor financeiro Ludnaldo Mendes, 48 anos, aproveitou para conferir como anda a saúde. "Meus pais sofreram muito com o diabetes e por isso me preocupo sempre em monitorar. Vou diariamente à farmácia para aferir a pressão, o farmacêutico virou até meu amigo". Ele ainda destaca: "As pessoas aqui são muito simpáticas e não deixam nada a desejar em relação às informações".

A doméstica Rute Maria da Silva, de 50 anos, trabalha próximo ao Masp e aproveitou para participar. "Não tenho fácil acesso a esses serviços e fiquei muito feliz em saber que posso continuar esse atendimento na farmácia".


Divulgação na mídia

Logo no início da manhã, às 6h30, o telejornal Bom dia São Paulo, da Rede Globo, fez um link ao vivo com o presidente da entidade, dr. Pedro Menegasso, que falou sobre a realização da ação e enfatizou a importância do farmacêutico para a saúde pública. “A população deve procurar o farmacêutico em todas as farmácias e drogarias e solicitar a sua orientação sempre que adquirir qualquer medicamento, seja ele vendido sob prescrição médica ou não".

2012_03_06_farmaceutico_na_praca_pedro2Dr. Pedro Menegasso enfatizou a importância do farmacêutico para a saúde pública

A ação benefícia a população, fortalece o trabalho do farmacêutico e mostra a sua importância à sociedade.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.