Balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde aponta 129 casos autóctones em janeiro, contra 2.562 no mesmo período de 2011

 

Dengue cai 95% em São Paulo, em comparação a janeiro de 2011Dengue cai 95% em São Paulo, em comparação a janeiro de 2011

São Paulo, 27 de fevereiro de 2012.

O número de casos de dengue no Estado de São Paulo diminuiu 95% em janeiro de 2012 em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE).

Os dados foram informados pelos municípios paulistas, por meio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação). Foram 129 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). No mesmo período de 2011 houve 2.562 casos confirmados da doença.

O município de Pontal, no interior paulista, responde por 20,9% das infecções por dengue neste ano, com 27 casos notificados. Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 590 não registraram nenhum caso da dengue em janeiro.

Ações contínuas


Em outubro do ano passado houve o lançamento do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue, que permitiu o treinamento "Express" de equipes médicas nos próprios serviços de saúde em 283 municípios considerados prioritários, além de apoio dos municípios em visitas casa a casa.

Em 2011, a Secretaria também promoveu uma Semana Estadual de Combate à Dengue com a participação dos municípios paulistas e do Comitê Estadual de Mobilização contra Dengue e encaminhou 1,8 milhão de torpedos com mensagens de alerta sobre a doença, em parceria com a operadora de celular Vivo.

A prevenção continua

Apesar dos resultados positivos é fundamental que os profissionais de saúde e a população continuem atentos às formas de prevenção e principais sintomas da dengue.

Principais sintomas da dengue

- febre
- dor nas juntas
- dor de cabeça
- dor atrás dos olhos
- dor muscular

 Sinais de alerta

- vômitos intensos
- sangramentos
- manchas escuras na pele
- fezes escuras
- dor abdominal
- pele fria e pálida
- tontura
- agitação

 Os sinais de alerta acima citados podem surgir a partir do terceiro dia da doença e sugerem piora da doença. Caso apresente um deles, procure atendimento médico de urgência o mais breve possível.

 

Em casa, tenha os seguintes cuidados:

1- Fique em repouso
2- Beba pelo menos 2 litros de líquido por dia, água, chá, suco e soro caseiro
3- O soro caseiro pode ajudar. Dissolva em 1 litro de água fervida 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal
4- Tenha uma alimentação rica em frutas e sucos
5- Banhos de 20 minutos e compressas de toalhas ajudam a baixar a febre
6- Se utilizar antitérmicos, não ultrapasse a dose e os horários recomendados
7- Não usem medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico
8- Fique atento aos sinais de alerta

(Fonte: Sucen-SP) 

 

Farmacêutico: Clique aqui para acessar a cartilha "Mobilização contra a dengue", com ações específicas para os profissionais de saúde.


Thais Noronha
Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da assessoria de imprensa Secretaria de Estado da Saúde)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.