Diretoria do Conselho Federal de Farmácia reúne-se com parlamentares para apresentar projetos em favor da categoria

Diretoria do CFF reunida com parlamentares - Foto: Yosikazu Maeda/CFFDiretoria do Conselho Federal de Farmácia reunida com parlamentares - Foto: Yosikazu Maeda/CFF

São Paulo, 24 de fevereiro de 2012.

Na última semana, os diretores do Conselho Federal de Farmácia, CFF, reuniram-se com o senador e ex-Ministro da Saúde, Humberto Costa (PT/PE), e com o deputado federal Mauro Nazif (PSB/RO) para apresentar projetos que tratam ou interferem na profissão farmacêutica, além de buscar uma aproximação com o Legislativo no sentido de buscar apoio para os diversos anseios da categoria.

O presidente do CFF, dr. Walter Jorge João apresentou as estratégias para os próximos dois anos e ressaltou ao senador que o objetivo principal sempre foi a garantia da qualidade de vida da população, com a orientação do farmacêutico.

Ao receber o deputado Mauro Nazif, o presidente da entidade, apresentou algumas das preocupações em relação a projetos que tramitam no Congresso, como é o caso do Projeto de Lei de autoria da Senadora Vanessa Graziotin (PCdoB/AM) que trata da inserção dos farmacêuticos nos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O PL nº 3.752/2008 foi desarquivado a pedido do Deputado Valdemar Costa Neto (PR/SP) sob nº 2.459/2011, e voltou para apreciação da Câmara.

Presidente do CFF apresenta estratégias ao deputado Mauro Nazif - Foto: Yosikazu Maeda/CFFPresidente do CFF apresenta estratégias ao deputado Mauro Nazif - Foto: Yosikazu Maeda/CFF

A proposta do Deputado Valdemar Costa Neto é acrescentar ao artigo 15 da Lei n° 5.991, de 17 de dezembro de 1973, uma determinação que obrigue os serviços públicos de saúde que dispensem ou manipulem medicamentos a fornecerem a assistência de farmacêutico como técnico responsável.

Nazif explicou que todos os projetos que envolvem qualquer atividade profissional são submetidos primeiramente à avaliação dos Conselhos ou entidades que regem tais atividades e, depois, encaminhados para a tramitação nas Comissões da Câmara dos Deputados.

Presidente do CFF reunido com o senador Humberto Costa - Foto: Yosikazu Maeda/CFFPresidente do CFF reunido com o senador Humberto Costa - Foto: Yosikazu Maeda/CFF

O Senador Humberto Costa e o Deputado Mauro Nazif colocaram-se a favor dos direitos dos farmacêuticos quanto ao exercício da profissão, à remuneração justa e uma carga horária compatível com a função de profissional da saúde e se comprometeram em apoiar a Diretoria do CFF na defesa da profissão farmacêutica, na Câmara e no Senado.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações do CFF)