Ciclo de palestras por segmento começa na capital com o tema “A chave para o sucesso profissional”

São Paulo, 31 de janeiro de 2012.

Após uma série de palestras no interior e Grande São Paulo, eventos que ainda continuam, chegou a vez da capital receber mais um dos eventos que integram o XII Encontro Paulista de Farmacêuticos. Na segunda-feira, 30 de janeiro, farmacêuticos reuniram-se no Mercure Hotel, em frente à sede do CRF-SP para a palestra “A chave do sucesso profissional”, nas áreas de Educação e Farmácia.

Dra. Margarete Kishi, conselheira federal, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dra. Adryella Luz e dr. Marcelo Polacow prestigiaram a palestra. Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP fez a abertura do eventoDra. Margarete Kishi, conselheira federal, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dra. Adryella Luz e dr. Marcelo Polacow prestigiaram a palestra. Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP fez a abertura do evento

Para enfatizar as formas de fazer a diferença na área acadêmica, dr. Fernando de Sá del Fiol, farmacêutico e reitor da Universidade de Sorocaba, começou a palestra com um panorama sobre a atual situação do ensino universitário no país. “Hoje, no Brasil apenas 12% da população tem acesso à universidade, enquanto na Argentina são 35% e nos Estados Unidos 60%. Temos um longo caminho a percorrer”. Ele destacou também que o crescimento desordenado influencia diretamente na qualidade do ensino. Há muitas universidades com carga horária insuficiente, falta de estrutura e professores sem títulos de mestres e doutores.

O reitor disse que em 2010 foram 16 mil novos farmacêuticos no mercado brasileiro.  “Onde essas pessoas vão trabalhar? O reflexo é um número enorme de profissionais fazendo e falando bobagem. E isso acontece não apenas na Farmácia, mas em inúmeras áreas".

A necessidade de investir na carreira, de estudar em uma universidade conceituada, aprende um idioma e especializar-se também foram abordadas. “Precisamos de profissionais, não de bachareis, se o diploma não vier com conteúdo, ele não vale nada em nenhuma profissão. Em muitos casos, as pessoas investem em cinco anos de estudo e não têm a formação adequada. O próprio mercado seleciona”, destacou dr. Fernando del Fiol.

Dr. Fernando del Fiol, reitor da Universidade de Sorocaba falou aos farmacêuticos sobre como se destacar na educaçãoDr. Fernando del Fiol, reitor da Universidade de Sorocaba falou aos farmacêuticos sobre como se destacar na educação

Farmácia

A segunda etapa da palestra foi dada pelo dr. Ludmar Serrão, membro da Comissão de Farmácia em Sorocaba e proprietário de farmácia em Cerquilho e Tietê. O farmacêutico é exemplo de como obter sucesso à frente de uma farmácia, oferecendo atendimento de excelência à população. “O farmacêutico nunca deve ser um vendedor de medicamentos e se achar um comerciante. Ele tem a responsabilidade de mostrar à sociedade que ele é uma peça indispensável para restabelecer a saúde do indivíduo, nosso foco principal".

Dr. Ludmar investiu em sala de atendimento, sala de espera, sala de injetáveis, área para armazenamento de medicamentos e muito mais. “Eu não vendo medicamentos, eu vendo saúde. É o meu diferencial. Medicamento todos têm disponível”. Ele enfatizou ainda a importância da orientação farmacêutica. “Nós vamos ao hospital passar por uma consulta com o médico, vamos ao consultório para uma consulta com o dentista. Por que não ir à farmácia e ser consultado pelo farmacêutico?”

Dr. Ludmar Serrão, mostrou como prestar um serviço de excelência dentro da farmáciaDr. Ludmar Serrão, mostrou como prestar um serviço de excelência dentro da farmácia

O farmacêutico dá a dica: “Ao invés de brigar para poder vender salgadinho, refrigerante na farmácia. Por que não investir em cosmecêuticos? Chame um profissional para orientar nesta parte, o sucesso é consequência”.

O ciclo de palestras por segmento "A chave para o sucesso profissional" continua durante toda a semana na capital. Hoje, 31/02, é a vez das áreas Pesquisa Clínica e Indústria. Participe! Acompanhe a programação neste portal.

Thais Noronha

Clique aqui e confira a apresentação de Educação Farmacêutica