A bimatoprosta (fármaco utilizado na redução da pressão intra-ocular, aumenta a quantidade de saída de humor aquoso, reuzindo a pressão ocular) é comercializada em forma de colírio para controlar a progressão do glaucoma. No entanto, o colírio, que ainda não foi aprovado com esse uso pela FDA, tem sido utilizado sem nenhum critério por mulheres, já que seu efeito colateral está relacionado ao crescimento e mudança na coloração dos cílios.

Apresentado no último encontro da Academia Americana de Dermatologia, em fevereiro, o efeito cosmético da substância e do próprio colírio está sendo amplamente divulgado em locais freqüentados pelo público feminino, como em alguns salões de beleza e clínicas de estética.

De acordo com dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP, este principio ativo é utilizado para o tratamento de glaucoma, porém como alguns medicamentos às vezes apresentam efeitos colaterais, o que acaba gerando o uso “off label”, que é caso do bimatoprosta. “Pessoas que não têm problemas de hipertensão ocular, estão usando esse medicamento com finalidade estética, sem preocupação quanto ao uso. O alerta é no sentido que esse medicamento pode gerar riscos, pois mesmo sendo utilizado nos cílios e causar vermelhidão nos olhos, ele pode alcançar a circulação, piorar quadros de artrite, asma e provocar alterações na respiração”.

Outra reação advertida por oftalmologistas é especifica para quem possui olhos claros, já que com o uso prolongado, a cor dos olhos pode escurecer e o processo é irreversível.

Fabricante

A empresa farmacêutica Allergan, que detém a patente mundial da bimatoprosta e desenvolveu o cosmético com a substância para o crescimento dos cílios, disse por meio de sua assessoria de imprensa, que o produto cosmético está em fase de análise e aprovação pela FDA. A previsão de chegada ao mercado brasileiro é em 2010.

A empresa reafirma que nenhum medicamento deve ser utilizado sem a aprovação dos órgãos regulatórios locais ou sem a orientação de um médico especialista.

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.