08_04_pilula_pqn08_04_pilula_pqn

São Paulo, 8 de abril de 2011.

Mais uma campanha de educação em saúde será lançada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Desta vez, em 16 de abril, os farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias passarão por um treinamento para que possam orientar a população sobre a utilização da pílula de emergência, mais conhecida como pílula do dia seguinte.

A campanha é aberta a todos os estabelecimentos farmacêuticos, desde que estejam regulares perante o CRF-SP e outras autoridades competentes. Além de alertar sobre os riscos deste medicamento, os farmacêuticos estarão preparados para orientar a respeito das formas de utilização, principais efeitos colaterais e outros métodos de prevenção não apenas da gravidez, mas de doenças sexualmente transmissíveis.  

Os estabelecimentos inscritos receberão folderes com dicas e informações didáticas sobre a utilização de medicamentos, além de se diferenciarem por prestar um serviço de saúde pública e com isso agregar o valor de estabelecimento de saúde.

Durante o período da Campanha, os pacientes poderão procurar as farmácias credenciadas para obter orientação e acompanhamento do farmacêutico no tratamento medicamentoso.

As Campanhas de Educação em Saúde do CRF-SP foram criadas para aproximar o farmacêutico da comunidade e prepará-lo a assumir o papel de agente de saúde, orientando e prevenindo a população sobre diversas patologias.  Para dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP o projeto está diretamente ligado à saúde pública.  “A atuação do farmacêutico é essencial para alertar sobre riscos, além de orientar sobre prevenção e detecção precoce das doenças, etapas fundamentais para o sucesso nos tratamentos”, destaca.

As campanhas anteriores abordaram temas como: Diabetes, DST/Aids, Hipertensão Arterial, Câncer de Pele, Asma, Uso racional de antibióticos, Obesidade, Gravidez na adolescência e Dengue. Todos os folderes podem ser baixados por este portal, basta acessar o link Campanhas na página principal.

Pílula do dia seguinte

Feita com uma dose de hormônio concentrado, a pílula de emergência, conhecida como pílula do dia seguinte, é utilizada em situações de emergência, ou seja, relação sexual sem proteção ou com esquecimento do anticoncepcional, rompimento da camisinha ou estupro.

Apesar do apelido pílula do dia seguinte, não há necessidade de esperar para tomá-la, pelo contrário, quando antes for utilizada após a relação sexual, maior será o efeito. Após cinco dias (120 horas) depois da relação, não faz efeito algum.

É importante destacar que o medicamento não é abortivo e provoca alguns efeitos colaterais como: enjoo, cansaço, dor de cabeça, diarreia e vômito.

Oriente-se com o farmacêutico!

Capacitação

Tema: Pílula do dia seguinte e contraceptivos
Data: 16/04 (sábado)
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 Bela Vista – São Paulo – SP
Público-alvo: Farmacêuticos de farmácias e drogarias regulares. Quem não atuar nessa área pode participar como ouvinte.
Inscrições: (11) 3067 1468 – Depto de Eventos CRF-SP

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.