OMS reforça a necessidade de conscientização sobre a resistência bacterianaOMS reforça a necessidade de conscientização sobre a resistência bacteriana

São Paulo, 7 de abril de 2011.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, contou neste ano com um alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), a respeito do combate à resistência dos antibióticos. De acordo com a mensagem, o mundo está caminhando para um futuro sem antibióticos e outros medicamentos essenciais. A OMS destacou que a situação apenas pode ser revertida se houver a consciência da importância da resistência aos antibióticos e se implementar um programa global e multidisciplinar para lutar contra essa situação.

O comunicado também propõe uma série de medidas como o desenvolvimento e implementação de um plano nacional financiado, o reforço das capacidades de vigilância e laboratorial, a garantia de acesso ininterrupto a medicamentos essenciais de qualidade garantida, a regulação e promoção do uso racional de fármacos, o reforço da prevenção e controle de infecções e o fomento da inovação, investigação e desenvolvimento de novas ferramentas.

Os especialistas alegam que o problema da resistência nunca vai desaparecer totalmente, porque é um fenômeno natural, mas é possível realizar ações efetivas para controlá-lo.

Superbactéria

Após as mortes de três bebês e de um idoso, sob a suspeita de que tenham sido causadas por uma superbactéria, a maternidade e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Maceió (AL) foram interditadas na sexta-feira, 29 de março, por tempo indeterminado. Esta superbactéria é diferente da que, desde o ano passado, preocupa as autoridades sanitárias brasileiras - a Klebsiella pneumoniae carbapenemases (KPC), que já causou mortes no Distrito Federal, Tocantins, Amapá, Pernambuco e Rio de Janeiro.

CRF-SP contra o consumo indiscriminado

O farmacêutico está na farmácia para orientar o paciente na aquisição dos medicamentos e acompanhar o tratamento. Tem como obrigação profissional e ética zelar pela preservação da saúde. A campanha “Uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana”, organizada pelo CRF-SP, já atuou em várias frentes desde 2009. Farmacêuticos voluntários orientaram os visitantes do Parque Villa Lobos, em São Paulo. Foi um dia inteiro de dicas, conversas e informações sobre as formas corretas de utilizar os medicamentos para evitar riscos. As mesmas dicas estavam em mais de 170 mil folderes distribuídos em pedágios das principais rodovias do Estado.

O CRF-SP também criou o Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana, por meio da Deliberação n° 25/2010, e que agora é comemorado todo 27 de julho. O objetivo é esclarecer a população sobre os riscos do uso indiscriminado de antibióticos.

Clique na imagem abaixo para ver o folder da campanha. Solicite o material ao CRF-SP e oriente a população. Para informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Material de educação sobre uso racional de antibióticos e de combate à resistência bacterianaMaterial de educação sobre uso racional de antibióticos e de combate à resistência bacteriana

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.