Dra. Margatere e dr. Israel no estande do CRF-SPDra. Margarete e dr. Israel no estande do CRF-SP São Paulo, 1º de abril de 2011.

O Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) participou do XXV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), na cidade de Santos, entre os dias 29 de março a 1º de abril de 2011.

O evento reuniu as secretarias municipais de saúde do Estado de São Paulo e profissionais de assistência à saúde com a finalidade de debater propostas para a melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para atender aos farmacêuticos e outros profissionais do serviço público que estiveram no evento, assim como divulgar os trabalhos das Comissões Assessoras de Saúde Pública, o CRF-SP participou com um estande no espaço de exposições do congresso.

Na avaliação da diretora regional da seccional de Santos, dra. Roseli Simões Barreto, as trocas de experiências, além dos contatos feitos durante os quatro dias de congresso foram muito positivos. “Fomos muito procurados e nossos materiais de campanhas de saúde e folderes foram muito solicitados e bem recebidos”, disse.

Assim também avaliou o dr. Israel Murakami, que é conselheiro do CRF-SP e coordenador da Comissão Assessora de Saúde Pública da capital. “Procuramos atender as expectativas e esclarecer as dúvidas dos farmacêuticos, médicos, dentistas e gestores. Este contato permitiu uma boa divulgação das atividades do conselho“, afirmou.

A dra. Margarete Akemi Kishi, secretária-geral do CRF-SP, também esteve presente no evento representando a diretoria da entidade. "Gostei muito da estrutura e da organização do evento. Todos estão de parabéns".

Durante o encontro ocorreu uma votação para definir a cidade-sede do próximo congresso em 2012. As concorrentes foram São Paulo e Marília, sendo a cidade do interior a vencedora.

Ministro da Saúde

O ponto alto do encontro foi a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha, que participou de um debate, na quinta-feira (31/03) sobre a situação atual e perspectivas para o SUS. O ministro ouviu sugestões e defendeu a melhoria do financiamento da saúde pública e resolução dos problemas enfrentados pelo sistema.

O SUS tem a mostrar para o mundo que é um sistema de referência em saúde. No entanto, temos que reconstruir uma aliança com a população e com o conjunto da sociedade, sem a qual não é possível avançar”, afirmou o ministro em seu discurso.

Carlos Nascimento