A senadora dra. Vanessa Grazziotin (à esq. da bancada) ao lado de representantes de entidades farmacêuticas (Créd.: Brizza Cavalcante/Câmara dos Deputados)A senadora dra. Vanessa Grazziotin (à esq. da bancada) ao lado de representantes de entidades farmacêuticas (Créd.: Brizza Cavalcante/Câmara dos Deputados)

São Paulo, 31 de março de 2011.

Um encontro realizado em 23 de março na Câmara dos Deputados, em Brasília, marcou o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, coordenada pela farmacêutica e deputada federal dra. Alice Portugal. A exemplo das legislaturas anteriores, o grupo tem como objetivo estimular a discussão no Congresso Nacional sobre os projetos de lei na área farmacêutica, bem como debater políticas de medicamentos e outros assuntos pertinentes à profissão farmacêutica.

Um dos projetos de maior interesse dos farmacêuticos é o PL 4385/94, que obriga toda farmácia a contar com pelo menos um farmacêutico e estabelece que medicamentos só podem ser comercializados nesses estabelecimentos. O projeto também especifica as atividades dos farmacêuticos e as exigências para abertura e funcionamento de farmácias.

Outro projeto de interesse da categoria e que se encontra no Senado reduz a jornada de trabalho dos farmacêuticos para 30 horas semanais e mantém os salários.

O evento contou com as presenças de parlamentares como a senadora e farmacêutica dra. Vanessa Grazziotin (representante da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica no Senado), e o deputado federal Darcísio Perondi, que  preside a Frente Parlamentar da Saúde no Congresso, entre outros.

Também estiveram presentes representantes de diversas entidades da categoria de todo o país, como sindicatos, associações e Conselhos de Farmácia, entre os quais o CRF-SP.

Renata Gonçalez

(com informações do portal da Câmara dos Deputados)