Público presente no segundo dia de capacitaçõesPúblico presente no segundo dia de capacitações São Paulo, 28 de março de 2011.

 

Após dois finais de semana de capacitações na capital, a Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) inicia as suas atividades em 2011.  As duas capacitações serviram para preparar os profissionais multiplicadores e ocorreram nos dias 19 e 26 de março. A primeira direcionada aos diretores regionais e demais voluntários de todas as Seccionais do interior do Estado e cidades da Grande São Paulo. A segunda, voltada aos farmacêuticos voluntários da capital. 

A SAF foi instituída pela Lei Estadual 10.687/00, de autoria do deputado Renato Simões, que determina que os farmacêuticos levem informações sobre temas de relevância para a saúde pública às escolas de Ensino Fundamental II e Médio do Estado de São Paulo. O projeto realizado pelo CRF-SP já capacitou mais de 170 mil estudantes em todo o Estado.

 

Capacitação para os voluntários do interior do EstadoCapacitação para os voluntários do interior do Estado A cada ano o CRF-SP elege um assunto a ser discutido nas palestras e em 2011 o tema escolhido foi “Saber é o melhor remédio”. A partir desta proposição, as apresentações terão como objetivo fomentar a discussão sobre questões relacionadas ao correto uso de medicamentos, informações relevantes sobre armazenamento e descarte, promover o debate sobre o uso racional de antibióticos, principais interações medicamentosas, riscos da automedicação, orientação farmacêutica, prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

 

A dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, destacou a relevância da atividade voluntária para a educação e orientação aos jovens. “São informações importantes que eles provavelmente não teriam em sua vida escolar ou em suas relações pessoais”, disse.

O ministrante nos dois encontros foi o dr. Rodinei Vieira Veloso, conselheiro do CRF-SP, membro do Comitê de Educação Permanente da entidade e professor da Universidade São Francisco e Universidade do Vale do Sapucaí. Ele orientou os voluntários sobre as informações que serão levadas às escolas, uma vez que as palestras serão as mesmas em todas as cidades.

 

Dra. Raquel RizziDra. Raquel Rizzi Dr. Pedro MengassoDr. Pedro Menegasso Dr. Rodinei VelosoDr. Rodinei Veloso

 

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, encerrou a capacitação do último sábado (26/03) e enfatizou a importância da participação dos farmacêuticos em ações como essa. “O CRF-SP agradece a todos os presentes pela participação e empenho para realizar por mais um ano essa grande campanha, que é a SAF. Continuaremos a nos empenhar para ampliar cada vez mais as ações de orientação à população e a agenda de cursos e capacitações para farmacêuticos”.

Como participar?

Ainda há tempo de participar da SAF 2011. Durante o ano haverá outros cursos de capacitação. Os profissionais interessados devem procurar uma das 23 seccionais ou o departamento de Educação Permanente (NEP) na Capital pelo tel: (11) 3067-1468.  As escolas que desejarem receber as palestras da SAF também devem entrar em contato no mesmo número.

O CRF-SP lembra que os farmacêuticos envolvidos na ação assumem um compromisso ético, educacional e voluntário e a entidade não tem qualquer interesse comercial com a atividade. O objetivo é levar informação aos estudantes para que estes jovens sejam agentes multiplicadores para suas famílias, amigos, vizinhos e grupo de convívio.


Carlos Nascimento e Luana Frasca
Assessoria de Comunicação CRF-SP


CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.