São Paulo, 24 de fevereiro de 2011.

Instituto Butantã inicia produção de vacinas contra a gripeInstituto Butantan inicia produção de vacinas contra a gripe O Instituto Butantan anunciou, nesta quarta-feira (23/02), que irá produzir uma vacina antigripe totalmente nacional. A instituição, que completa 110 anos, fornecerá até abril cerca de três milhões de doses, que serão utilizadas na Campanha de Vacinação do Idoso deste ano.

Até o próximo ano, a estimativa é que o país seja autossuficiente na produção de vacinas. A produção por enquanto fornece a vacina contra a gripe comum. Mas, em caso de pandemia,  poderá também produzir doses contra outras variações de vírus como a H1N1 e H5N1.

A fábrica possui 10 mil m² e é dividida em três andares. A vacina é produzida exclusivamente no segundo, a partir de ovos de galinha vindos de granjas previamente certificadas, que criam animais sem o uso de antibióticos e com ração especial, para que não haja interferência no processo produtivo, reações adversas ou eventuais efeitos colaterais.

O prédio da fábrica de vacinas contra a gripe foi inaugurado em 2007 e até outubro de 2010 passou por um processo de adequação, certificação dos equipamentos e validação de todo o processo de produção. O investimento total foi de cerca de R$ 100 milhões, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 

Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações do portal Estadão.com)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.