Evento percorreu 24 cidades em todo o Estado, com participação de 1,8 mil pessoasEvento percorreu 24 cidades em todo o Estado, com participação de 1,8 mil pessoas

São Paulo, 9 de fevereiro de 2011.

Foram 29 dias de uma intensa programação de eventos que percorreu todo o Estado de São Paulo. Ao todo foram 24 palestras no interior e Grande São Paulo. Cerca de 1.800 pessoas, entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, participaram das palestras e puderam conferir as transformações que a profissão sofreu nos últimos anos, além de colaborar com o planejamento das ações do CRF-SP, através da exposição das necessidades de cada região.

A palestra “Perspectivas para a atuação farmacêutica” esclareceu dúvidas sobre a RDC 44/10, que trata sobre a retenção de receita para antimicrobianos, além abordar temas que já fazem parte da rotina do farmacêutico como a regulamentação dos serviços pela RDC 44/09 e o uso racional de medicamentos. Durante este quase um mês de trabalho em favor da atualização profissional do farmacêutico paulista, muitas foram as contribuições e sugestões vindas de participantes de diversas regiões do Estado.

A vice-diretora regional de São José do Rio Preto, dra. Maria Luiza Rodrigues, e os conselheiros dra. Priscila Dejuste,  dr. Rodinei Vieira Veloso e dr. Marcos Machado, dividiram-se pelas 24 cidades do interior para disseminar as promissoras perspectivas da profissão.

As últimas cidades que receberam o ciclo de palestras foram São João da Boa Vista, em 25/01; Barretos, em 3/02; Osasco e Guarulhos, em 4/02 e Marília, em 7/02. Confira mais informações:

São João da Boa Vista

 

Da esq. p/ dir.: dr. Antônio Geraldo, dra. Margarete Kishi, dr. Rodinei Velloso, dra. Raquel Rizzi e dr. Antônio AlbuquerqueDa esq. p/ dir.: dr. Antônio Geraldo, dra. Margarete Kishi, dr. Rodinei Velloso, dra. Raquel Rizzi e dr. Antônio Albuquerque

 

O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino São João da Boa Vista (Unifae) foi o local escolhido para receber a palestra “Perspectivas para a atuação do farmacêutico”, realizada em 25/01. Cerca de 85 pessoas, entre profissionais e estudantes, assistiram à palestra ministrada pelo conselheiro dr. Rodinei Veloso, membro do Comitê de Educação Permanente da entidade e professor da Universidade São Francisco e Universidade do Vale do Sapucaí.

 

Mais de 80 pessoas acompanharam a palestra ministrada pelo dr. Rodinei VellosoMais de 80 pessoas acompanharam a palestra em São João da Boa Vista

 

Além da relevância das novas normativas e ações que serão realizadas pelo CRF-SP para conter o uso indiscriminado de medicamentos, questões comuns ao trabalho cotidiano das farmácias e drogarias foram abordadas pelo palestrante, como a excelência no atendimento aos pacientes e usuários.

Prestigiaram o evento a dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP, dra. Margarete Kishi, secretária-geral, dr. Antônio Geraldo Santos, diretor regional e dr. Antônio Carlos Albuquerque, vice-diretor regional de São João da Boa Vista.

Barretos

 

Ao centro, dr. Pedro Menegasso e dra Raquel Rizzi, ao lado do diretor regional dr. Gilmárcio Martins, a conselheira dra. Priscila Dejuste e outros farmacêuticos voluntáriosAo centro, dr. Pedro Menegasso e dra Raquel Rizzi, ao lado do diretor regional dr. Gilmárcio Martins, a conselheira dra. Priscila Dejuste e outros farmacêuticos voluntários Encontro em Barretos ocorreu no campus da UnifebEncontro em Barretos ocorreu no campus da Unifeb

 

Aproximadamente 80 profissionais participaram do encontro em Barretos em 03/02. A palestra foi realizada no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) e ministrada pela conselheira do CRF-SP dra. Priscila Dejuste, e contou com a participação da dra. Raquel Rizzi e do dr. Pedro Menegasso, além do diretor regional, dr. Gilmarcio Martins. A palestrante ressaltou: “O CRF-SP tem se empenhado na produção de materiais técnicos de apoio ao farmacêutico como a série de DVDs “Educação Farmacêutica em vídeo e os Fascículos Farmácia Estabelecimento de Saúde”.

Osasco

A cidade de Osasco sediou a palestra em 04/02, no auditório da Fundação Instituto de Ensino para Osasco (Unifieo). O evento  contou com a presença de cerca de 50 participantes, entre farmacêuticos e estudantes.

 

Dra. Margarete Kishi, dr. Marcos Machado e dr. Fernando ResendeDra. Margarete Kishi, dr. Marcos Machado e dr. Fernando Resende

 

A apresentação da palestra ficou por conta do conselheiro do CRF-SP dr. Marcos Machado que falou sobre a importância da atuação responsável do farmacêutico na dispensação de medicamentos. Ele mostrou dados estatísticos preocupantes que revelam o mau uso de medicamentos pela população. “Das intoxicações humanas por agentes tóxicos, 30% são por uso de medicamentos e 12% por substâncias domissaneantes”, afirmou.

Estiveram presentes no evento a dra. Margarete Akemi Kishi e o vice-diretor da seccional de Osasco, dr. Fernando Resende.

Guarulhos

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, e a conselheira dra. Priscila Dejuste estiveram na cidade de Guarulhos para ministrar a palestra “Perspectivas para a atuação do farmacêutico”. Cerca de 120 profissionais lotaram o auditório da Universidade de Guarulhos (UNG) e ouviram informações detalhadas a respeito das recentes normativas publicadas pela Anvisa e sobre a necessidade dos farmacêuticos se capacitarem continuamente.

 

Dr. Emanuel de Araújo, dra. Priscila Dejuste, dr. Pedro Menegasso e dr. Fabio GarciaDr. Emanuel de Araújo, dra. Priscila Dejuste, dr. Pedro Menegasso e dr. Fabio Garcia Cerca de 120 participantes lotaram o auditório da UNGCerca de 120 participantes lotaram o auditório da UNG

 

Os presentes tomaram conhecimento de todo o projeto de suporte técnico e acadêmico disponibilizado pelo CRF-SP, como o departamento de Orientação Farmacêutica, que constitui um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas técnicas e de legislação, por meio de e-mail, telefone ou atendimento pessoal.

Estiveram presentes o diretor regional, dr. Fabio Cristiano Garcia, o vice-diretor dr. Emanuel de Araújo e membros das Comissões Assessoras regionais.

Marília

Em 07/02, mais de 100 profissionais da região lotaram o auditório do Alves Hotel. O tema foi conduzido pela dra. Maria Luiza Rodrigues, vice-diretora da Seccional de São José do Rio Preto, que discorreu sobre o histórico da profissão farmacêutica situando cada período de acordo com as principais normativas e portarias publicadas, e que tiveram impacto direto na área. Entre os tópicos que chamaram a atenção do público foram as recentes notícias de mortes provocadas pelo abuso de medicamentos. “Essas notícias servem de alerta sobre a importância da atuação responsável do farmacêutico na dispensação de medicamentos”.

 

Dra. Mafalda Biagini, dr. Pedro Menegasso, dra. Raquel Rizzi, dra. Priscila Dejuste, dra. Maria Luiza Rodrigues e dra. Luciane TiburtinoDra. Mafalda Biagini, dr. Pedro Menegasso, dra. Raquel Rizzi, dra. Priscila Dejuste, dra. Maria Luiza Rodrigues e dra. Luciane Tiburtino Cerca de 100 pessoas assistiram à palestra em Marília, última cidade por onde o evento passouCerca de 100 pessoas assistiram à palestra em Marília, última cidade por onde o evento passou

 

O evento contou com as participações da dra. Raquel Rizzi, do dr. Pedro Menegasso e do dr. Dirceu Raposo de Mello, ex-diretor presidente da Anvisa, além da diretora regional de Marília, dra. Mafalda Biagini, da vice-diretora dra. Luciane Tiburtino e da conselheira dra. Priscila Dejuste.

Dr. Pedro Menegasso chamou atenção para o momento vivido pela profissão, em que a sociedade reconhece a importância do trabalho do farmacêutico. “Atender as pessoas é nossa principal ferramenta de trabalho, isso é essencial para chegarmos onde queremos”.

Já a dra. Raquel reforçou que a Seccional está de portas abertas aos profissionais, sendo um local de referência não só por prestar atendimento mas, sobretudo, por promover debates pertinentes a todas as áreas. “Informem-se sobre o trabalho desenvolvido por nossas Comissões Assessoras. O CRF-SP não se restringe a fiscalizar o exercício da profissão farmacêutica, como prevê a lei. Entendemos ser de extrema importância abrir espaço para discussões sobre a área e promover, sempre, ações de formação profissional”.

Responsabilidade social

Durante os eventos que comemoraram o Dia do Farmacêutico no interior e na capital, o CRF-SP sugeriu aos interessados a doação de fraldas descartáveis e latas de leite em pó. Ao todo foram arrecadadas na capital 254 latas de leite em pó e 38 pacotes de fraldas. No interior mais de 870 latas de leite em pó e 450 pacotes de fraldas geriátricas e infantis, doadas pelos farmacêuticos participantes, tiveram um destino certo e necessário: diversas instituições de assistência a deficientes, idosos e crianças.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.