São Paulo, 8 de fevereiro de 2011.

Termino de patentes e economia em alta fazem mercado de genéricos crescer 33% em 2010Termino de patentes e economia em alta fazem mercado de genéricos crescer 33% em 2010A indústria de medicamentos genéricos teve crescimento de 33% em 2010, segundo dados divulgados pelo IMS Health, instituto que audita o desempenho do mercado farmacêutico no Brasil e no mundo. Os fabricantes de genéricos comercializaram no ano passado 444,3 milhões de unidades - cerca de 21% de todos os medicamentos vendidos - e movimentaram R$ 6,2 bilhões.

O término da patente de duas substâncias foram os principais impulsionadores do bom desempenho: sildenafil, para impotência sexual, e atorvastatina, para controle do colesterol. De acordo com as projeções para 2011, o otimismo será mantido. O bom desempenho da economia e a entrada no mercado de um dos anti-hipertensivos mais vendidos do mercado, o valsartana, serão os responsáveis pela manutenção do crescimento do setor.

Os medicamentos para controle de doenças crônicas, como hipertensão, ainda são os mais vendidos, segundo informação do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), Odnir Finotti, em matéria veiculada no Portal do O Estado de S. Paulo em 8/02. Finotti conta que também estão em fase de registro na Anvisa biogenéricos para tratamento de doenças complexas, como artrite reumatoide, psoríase, hepatite e câncer.

Simpósio “Mercado farmacêutico brasileiro: tendências e desafios

Durante o evento realizado em 20 de janeiro pelo CRF-SP, muitos representantes de indústrias farmacêuticos foram unânimes em afirmar que o mercado de genéricos está em expansão no Brasil e que a entrada desses medicamentos foi fundamental para a valorização do farmacêutico.
Outro dado importante apresentado no Simpósio foi o de que dos dez medicamentos mais prescritos no mundo, oito são genéricos.

 

Carlos Nascimento e Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações do portal O Estado de S. Paulo)

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.