São Paulo, 2 de fevereiro de 2011.


As apresentações do ciclo de palestras por segmento nesta terça-feira (01/02) discutiu a evolução e as perspectivas das áreas de Análises Clínicas e Toxicológicas, Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica.  O evento, realizado na sede do CRF-SP, faz parte do IX Encontro Paulista de Farmacêuticos, comemora os 50 anos da entidade e o Dia do Farmacêutico (20 de janeiro).

 

Dr. João Baptista: mercado tem boas oportunidades para especialistasDr. João Baptista: mercado tem boas oportunidades


A primeira palestra apresentou o cenário da atuação farmacêutica nas Análises Clínicas e Toxicológicas e foi ministrada pelo membro da Comissão Assessora da área, dr. João Baptista Junqueira Marins. Ele falou sobre a evolução do segmento e de como a tecnologia de equipamentos elevou a qualidade dos serviços e ressaltou também que a área oferece boas oportunidades para aqueles que desejam se especializar.

 

Dr. Gustavo destacou o trabalho farmacêutico em Farmácia HospitalarDr. Gustavo destacou o trabalho farmacêutico em Farmácia Hospitalar Dr. Carlos: trabalho com o público querer humanismoDr. Carlos: trabalho com o público querer humanismo

 

Logo depois, a apresentação da evolução e perspectivas em Farmácia Hospitalar foi divida entre o dr. Gustavo Alves dos Santos, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar, e dr. Carlos Eduardo Morales, vice-coordenador desta Comissão. O primeiro destacou a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em comparação com outras políticas de saúde no mundo e que o trabalho em hospitais públicos ou privados é uma ótima oportunidade profissional para o farmacêutico.

Já o dr. Carlos Eduardo chamou a atenção para  a necessidade de um perfil mais humano para os farmacêuticos que desejam atuar no atendimento público.  Segundo sua experiência, ao estabelecer um vínculo de proximidade com o paciente, o profissional tem condições de contribuir de maneira mais efetiva em sua recuperação. “Ao estabelecer uma relação mais próxima, o profissional pode saber mais sobre o histórico daquele paciente, trabalhar o aspecto emocional e promover a redução do uso dos medicamentos”, afirmou.

 

Dra. Fátima: crescimento e reconhecimento da Farmácia ClínicaDra. Fátima: crescimento e reconhecimento da Farmácia Clínica


O fechamento das apresentações foi realizado pela dra. Fátima Regina Assunção, membro da Comissão Assessora de Farmácia Clínica, que esboçou um cenário da atuação farmacêutica em sua área.  Ela informou que, apesar de ser relativamente nova (a Comissão Assessora de Farmácia Clínica, por exemplo, foi criada em 2010), a atividade o profissional deste segmento está ganhando importância nos hospitais. “Está aumentando o número de farmacêuticos clínicos e o reconhecimento do seu trabalho. Hoje é comum que o médico solicite a presença deste profissional nas visitas aos pacientes”, disse.  Ela destacou ainda que a crescente informatização do trabalho facilitou a atuação do farmacêutico e que os profissionais com especialização na área possuem um mercado promissor para atuação.

 

A mesa debateu os temas com boa participação do públicoA mesa debateu os temas com boa participação do público


O evento contou com a presença da presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, e da diretora dra. Margarete Akemi Kishi. Estiveram presentes os conselheiros do CRF-SP, dra. Priscila Dejuste e dr. Marcos Machado, que também é vice-coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas, e com a dra. Luciane M. Ribeiro Neto, coordenadora da Comissão Assessora de Análises Clínicas. O ciclo de palestras por segmento se encerra hoje (2 de fevereiro), com os temas Evolução e Perspectivas da Saúde Pública e a Influência dos marcos regulatórios ao longo do tempo e perspectivas.

 

CONFIRA O QUE FOI DISCUTIDO NAS OUTRAS PALESTRAS:

 

Fitoterapia, Homeopatia e Acupuntura

Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transporte

Educação Farmacêutica e Farmácia

 

Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.